• Médico-veterinário de Petrópolis realiza live sobre biodiversidade e políticas públicas neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes | Foto: Divulgação

    O médico-veterinário petropolitano Felipe Facklam realizará uma live, neste domingo (13), às 19h, no Instagram, para discutir temas relacionados à biodiversidade, conservação ambiental e políticas públicas. O evento, aberto ao público em geral, tem como objetivo esclarecer questões ambientais urgentes e propor soluções viáveis para um futuro mais sustentável.

    Especialista em Medicina de Animais Selvagens e assessor técnico da Coordenadoria de Bem-estar Animal de Petrópolis, Facklam explica que a ideia do evento surgiu em resposta à crescente crise climática. “Muitas pessoas estão interessadas em fazer algo para reverter este cenário, mas falta muita informação sobre quais medidas são realmente eficazes para revertê-lo”, afirma. Embora o foco da conversa não seja exclusivamente sobre o município de Petrópolis, o petropolitano ressalta que a cidade enfrenta desafios decorrentes desta crise.

    Foto: Reprodução

    Leia também: Geólogo fala sobre mudanças climáticas no mundo e tragédias em Petrópolis 

    Durante a transmissão, Facklam abordará políticas públicas inclusivas, direitos dos animais e humanos, e questões éticas relacionadas à preservação da natureza. “Vamos discutir como todos nós podemos agir para promover uma mudança eficaz, além de explorar conceitos como ecopsicologia e ecologia profunda”, ressalta.

    Leia também: Petrópolis sente os efeitos da pior seca da história recente do Brasil

    Na última terça-feira (08), um estudo divulgado por uma coalizão internacional de cientistas, liderada pela Universidade de Oregon, evidenciou a gravidade da situação do planeta, revelando que 71% dos parâmetros monitorados das mudanças climáticas atingiram recordes extremos no último ano. Isso inclui a temperatura média da superfície da Terra, que teve os três dias mais quentes da história registrados em julho de 2024. Com a crescente mortalidade associada às altas temperaturas, a pesquisa, que inclui a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destaca a urgência de ações efetivas.

    Foto: Arquivo/Tribuna

    Outro ponto importante que Felipe Facklam pretende abordar na live é a relação entre vulnerabilidade social e racismo ambiental, ressaltando como esses temas estão relacionados à crise climática. Na ocasião, ele também reforçará a importância do conceito de “saúde única”, que une a saúde animal, humana e ambiental como partes indissociáveis. “Meu objetivo é passar informação de qualidade e de maneira bem didática para que alcance o maior número possível de pessoas. Não só técnicos da área. Cada um é um defensor da natureza. Nós todos fazemos parte dela”, conclui Facklam.

    Leia também: Petrópolis ainda tem quase 7,5 mil casas interditadas após as chuvas de 2022

    Felipe Filgueiras Facklam é médico-veterinário especialista em Medicina de Animais Selvagens. Atua como assessor técnico da Coordenadoria de Bem-estar Animal em Petrópolis, onde atua também como responsável técnico pela clínica-escola de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá. Além disso, é especialista em animais silvestres e exóticos na Clínica Veterinária Amigo Bicho.

    Confira também: Um ano após início dos trabalhos, novo Plano Municipal de Redução de Riscos ainda não foi divulgado

    Últimas