• Médico que atua no combate à covid-19 alerta: janeiro pode ter explosão de casos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/01/2021 09:41

    O relaxamento do isolamento social, intensificado com as festas de Natal e Ano Novo, pode resultar em uma explosão do número de casos do novo Coronavírus, inclusive em Petrópolis. O alerta é do médico Luiz Antonio de Souza, que atua na linha de frente do combate à covid-19 no Hospital Beneficência Portuguesa. 

    “As urgências já estão muito lotadas, e houve, no fim do ano, uma movimentação equivocada da população. Muitas pessoas voltaram a se aglomerar no fim do ano, e podem apresentar sintomas depois”, disse o cardiologista e clínico geral, destacando o número crescente de casos. “Chego no plantão e até na sala vermelha, que é reservada para os piores casos da urgência, está ocupada por pacientes infectados pela covid-19”, afirmou.

    O alerta sobre o número de casos, de acordo com Luiz Antonio de Souza, reforça a necessidade dos cuidados recomendados desde o início da pandemia: uso de máscara, álcool em gel, além de não formar grandes aglomerações. “Precisamos passar uma mensagem de urgência para conscientizar as pessoas em relação a esse tipo de cuidado. Estamos vendo muita gente com a vida ceifada, e a situação é dramática”, destacou Luiz Antonio.

    Situação que é dramática não apenas para pacientes, amigos ou familiares, mas também para os médicos. “A entubação de um paciente é um drama, pois a sensação que fica é a de que a última imagem que o paciente viu foi a nossa, com equipamento especial, ou seja, não se vê nem a figura humana, pois não há como não estarmos com esses equipamentos. Isso faz com que os profissionais da saúde voltem para casa desgastados emocionalmente”, lembrou o médico. 

    Tragédia da covid já tirou vidas de 365 petropolitanos

    Até o momento, mais de 12,2 mil petropolitanos já testaram positivo para a covid. Destes, 365 vieram a óbito. Outros 1,7 mil casos estão em análise. Os dados oficiais indicam que a taxa de ocupação nos leitos clínicos e de unidades de Terapia Intensiva (UTI) nas unidades da rede pública teve uma redução. Nas vagas de clínica médica a taxa é de 44% e das UTIs é de 67,82%. De acordo com o boletim, 152 pessoas estão internadas com suspeita ou confirmação da doença.

    Últimas