
Nessa quarta-feira (12), o Podcast Tribuna, comandado pelo locutor Claudio Florio, recebeu a médica endocrinologista Cristiane Couto, que falou sobre o processo da menopausa.
A menopausa é uma fase que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, mas ainda cercada de tabus e falta de informações. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de mulheres no Brasil estão vivendo na faixa etária da menopausa, o que representa 7,9% da população feminina.
Essa fase é definida como o último ciclo menstrual de uma mulher, que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade.
“Na década de 60, as mulheres tinham uma expectativa de vida de até 54 anos. No entanto, esse número mudou, e em 2030 a expectativa de vida para essas mulheres vai girar em torno de 83 anos. Com essa mudança, elas estão vivendo mais tempo e, consequentemente, estão mais propensas a passar pela menopausa e por todos os sintomas que essa fase proporciona”, diz Cristiane.
Os sintomas da menopausa podem variar de mulher para mulher, os mais comuns incluem onda de calor, tonturas, dores de cabeça, alterações de sono, confusão mental, mudanças de humor, ressecamento vaginal e perda de libido. Além disso, essa fase pode também aumentar o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e demência.
É importante que as mulheres estejam cientes desses sintomas e também dos riscos, buscando assim uma orientação médica para gerenciar a menopausa de forma eficaz. “É fundamental que as mulheres adotem um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e redução de estresse, minimizando assim os sintomas da menopausa e promovendo uma vida mais ativa e saudável”, alerta a médica.

Cristiane Couto acredita que embora esse período possa ser desafiador, existe vida após os 50.
“Os sintomas durante esse processo devastam mesmo as mulheres, mas quando são tratados de maneira correta, é possível ter uma vida plena e saudável. Sendo assim, é possível ser feliz após a menopausa”, explica.
Quem é Cristiane Couto
Cristiane Couto é formada em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2011. Além disso, ela também é especializada em Endocrinologia pela Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO).
Com uma sólida formação acadêmica, também possui pós-graduação em Ortomolecular, Medicina Preventiva e Longevidade Saudável. Sua área de especialização é em hormônios no climatério e menopausa, onde ela oferece orientação e tratamento personalizado para suas pacientes.
Cristiane também é a responsável técnica pela clínica Harmonia Hormonal, onde oferece atendimento personalizado, em áreas como medicina preventiva, nutrição celular, emagrecimento e terapias antioxidantes.
O Podcast Tribuna é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.