O envelhecimento é um processo natural do corpo humano, que pode desencadear uma série de mudanças na saúde hormonal. As implicações começam a ser percebidas a partir dos 30 anos, se tornando mais evidentes após os 40, com redução na produção de hormônios, como o estrogênio, a progesterona e a testosterona, podendo resultar em doenças ligadas à idade. Para amenizar os impactos, a Drª Nathália Ventura, médica especializada em endocrinologia, dá orientações para manter o equilíbrio hormonal.
De acordo com a médica os hormônios regulam diversas funções corporais, incluindo o metabolismo, crescimento, desenvolvimento, função sexual e saúde emocional. Com o envelhecimento, a diminuição na produção de hormônios essenciais resulta em diversos sintomas e doenças.
“Os hormônios atuam como mensageiros químicos que fazem uma comunicação entre os órgãos, tendo papel crucial no equilíbrio do corpo. Sua diminuição pode provocar problemas como ganho de peso, alterações de humor, redução da libido, diminuição da massa muscular, alterações na saúde óssea e doenças cardiovasculares”, disse a médica.
Segundo estudos relacionados à saúde masculina, a testosterona pode cair, em média, de 1% a 2% ao ano, após os 30 anos. A redução pode ser ainda mais intensa após os 60 anos, chegando a totalizar entre 10% e 20%. Para as mulheres, é estimado que cerca de 20% a 30% das mulheres tenham osteoporose ou osteopenia, nos primeiros cinco a 10 anos após a menopausa.
“A manutenção da saúde hormonal é crucial para prevenir doenças crônicas, melhorar a qualidade de vida e manter a saúde física e mental. O equilíbrio hormonal pode ajudar a minimizar os sintomas da menopausa e andropausa, por exemplo, reduzindo o risco de complicações associadas ao envelhecimento”, destacou a Drª Nathália Ventura.
Para manter a saúde hormonal em dia, a médica destaca a necessidade da busca por um profissional especializado, para avaliação individual. “A consulta regular vai auxiliar, inclusive, na adesão de suplementação hormonal, se necessário. Também recomendamos que o paciente tenha uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, ter um sono adequado, cuidar da saúde mental e emocional e realizar exercícios físicos regulares”, concluiu.
Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, a médica elaborou gratuitamente uma série de vídeos, com informações e dicas que priorizam a saúde, através do Instagram @dranathaliaventura.