• Médica alerta sobre a necessidade da adoção de hábitos saudáveis neste início de ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/jan 14:47
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    O início do ano é um período esperado por muitas pessoas, para a estipulação de metas pessoais e promessas. A adoção de hábitos saudáveis é uma das principais estabelecidas, com práticas que vão desde a alimentação, às questões emocionais e físicas. Com esta crescente, a médica Nathália Ventura, especializada em endocrinologia, metabologia e nutrologia, destaca os benefícios de mudanças simples no comportamento, que podem gerar resultados significativos para a saúde no dia a dia.

    Segundo a especialista, a criação de novos hábitos deve ser um processo contínuo, com objetivos alcançáveis. “É importante romper a barreira do novo ano. Geralmente, as pessoas começam com entusiasmo, que se perde nas semanas seguintes, devido às dificuldades. Por isso, é ideal refletir o que deu errado nas tentativas anteriores, criando um plano mais eficaz”, disse.

    Estudos apontam que 20% da energia do corpo humano é consumida pela atividade cerebral. Assim, as dificuldades encontradas nas mudanças de hábitos podem ser relacionadas à tendência do próprio cérebro, em poupar energia. Ao contrário dos inúmeros métodos oferecidos, como a dos 21 dias para mudança de hábito, a médica explica que não há um tempo exato para alteração no comportamento, que pode variar de acordo com cada pessoa.

    “Não importa quantos dias demore para conseguir praticar hábitos saudáveis. O que vale é ter a consciência de que todo ser humano é capaz de aprender, treinar e modificar ações, através da perseverança e do comprometimento, que ultrapassa a perda de peso ou execução de exercícios, apontando também para o bem-estar emocional”, destacou Nathália.

    A prática da meditação, por exemplo, é responsável por momentos de autocuidado e redução do estresse. Conexões sociais saudáveis, exercício regular, alimentação balanceada, sono de qualidade e consultas regulares também são cuidados preventivos que auxiliam nas mudanças de hábito, proporcionando mais qualidade de vida.

    “São medidas simples e eficazes. Dormir de sete a nove horas por dia auxilia na recuperação do corpo e da mente. Já uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, fornece os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo. Em contrapartida, a prática de atividades físicas fortalece o coração, melhora a resistência, ajuda a manter o peso saudável e auxilia na saúde mental”, concluiu.

    Para dicas sobre o assunto, a médica elaborou gratuitamente uma série de vídeos, com informações que priorizam a saúde, através do Instagram @dranathaliaventura. Diariamente, perguntas são respondidas e instruções fornecidas às pessoas que buscam por tratamento.

    Leia outras notícias de Petrópolis:

    Últimas