• Média de internações e casos divulgados aumentam 20% em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/04/2021 02:00

    A média de internações, em abril, considerando os 12 primeiros dias é de 349 pessoas por dia.  Uma alta de 20% em comparação a março quando nos últimos 12 dias foram internadas, em média, 287 pessoas. A quantidade de mortes comparando os dois períodos pode parecer que baixou porque foram  81 em março e 76 em abril, também no intervalo de 12 dias. Porém, são investigadas ainda 37 mortes suspeitas de covid o que deve engrossar este número deste mês.

    Números em alta

    Mas o que impressiona é a ascensão da contaminação. Em 20 de março eram divulgados 23.061 casos positivos e nos 12 primeiros dias de abril foram divulgados 27.120, que significam 4.059 casos a mais, um crescimento de 20% em 24 dias. Infectologistas vêm colocando a situação da cidade em um patamar de “fora de controle”.  Isso já há algumas semanas prevendo o que estaríamos vivendo agora.

    Balanço

    Considerando que há números disponíveis para denúncias sobre estabelecimentos funcionando irregularmente – na Posturas e Guarda Civil – que tal nossas autoridades nos divulgarem um balanço? Quantas denúncias recebidas e quantas efetivamente geraram multas, fechamentos e punições? Porque a quantidade de denúncias que a imprensa recebe de botecos funcionando em bairros não esta no gibi.

    Emocionados

    O vereador Marcelo Lessa chorou depois de relatar as mazelas que encontrou nas urgências de Petrópolis na semana passada e ao lembrar que sua mãe ia, às 3h da madrugada, pegar número para um consulta médica quando ele era garoto. Nem tudo mudou desde então… Já Marcelo Chitão, recém-curado da covid e que acaba de perder um amigo para a doença, chorou no plenário também.

    Os vereadores que retornaram do recesso sanitário ontem se emocionaram na sessão. Choraram no plenário os Marcelos, Lessa e Chitão, quando discursava sobre a covid e atendimento nas urgências de Petrópolis.

    Refaz a conta!

    Dos 51 leitos pactuados com o Hospital Santa Mônica, todos clínicos, para atendimento à covid, 14 estão indisponíveis, mas não se sabe o por quê. Porém, provavelmente é por falta de equipes. Então, a propaganda da prefeitura de que em 100 dias a gestão interna Hingo Hammes aumentou em 90% quantidade deste tipo de leito precisa ter esse dado refeito.

    De saída

    E Bernardo Rossi não quer mais ficar no PL. Aliás, pode ser o próprio presidente do partido, Altineu Cortes, que também já não o queira mais. Rossi busca um novo velho partido que possa receber ele e sua turma. De mala, cuia e mandando em tudo, diga-se de passagem. Mas, tem feito umas abordagens tão erradas que o pessoal tá ficando chateaaaaado…

    Contagem

    Petrópolis está há 104 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Mais um

    E Hingo Hammes, o interino, contratou mais um ex de Bernardo Rossi. Claudio Morgado que era superintendente de Urgência e Emergência no governo passado agora é coordenador do Samu.

    E o contrato?

    Um leitor escreveu para a gente, indignado: que fim levou a revisão do contrato com a SinalPark, aquele renovado ao apagar das luzes da gestão Bernardo Rossi por mais 10 anos com cinco anos de antecedência.  Também queremos saber pois o contrato repousa na Câmara de Vereadores que abriu uma comissão especial para a sua análise. Sabe lá Deus para quê, pois poderia ficar no âmbito do executivo e ser definido pelas próprias fileiras do governo.


    André Carvalho clicou – antes deste período chuvoso – uma cena comum para nós  petropolitanos: no intervalo de uma hora o tempo fechando no Centro Histórico.

    Mas, Lessa…

    Falando em Lessa, ele apresentou indicação para que as ruas Nelson de Sá Earp, Monsenhor Bacelar e Washington Luiz voltem a ter mão dupla.  Mas a mudança que vigora até hoje foi justamente para dar – e funcionou – mais fluidez ao trânsito. A gente lembra bem quando a Nelson de Sá Earp era mão dupla. Levava meia hora para um ônibus chegar da Praça da Liberdade ao antigo Fórum. Em trânsito, nem sempre o menor tempo é conquistado com o percurso em linha reta…

    Não resolve nada

    Só agora Arraial do Cabo liberou as casas de veraneio, ainda assim, só podem ser ocupadas com a metade da capacidade. Mas a gente fica pensando: como se fiscaliza um negócio desses?  De qualquer forma, o que não falta é casa de veraneio em Petrópolis também. E com um comprovante de residência a galera carioca acessa a cidade e contribui para lotar os distritos.

    Tá normal

    Em Niterói, foi amplamente divulgado um sinal de alerta sobre um recorde de 30 pessoas mortas pela covid em apenas uma semana.  Aqui na primeira semana de abril foram 49, mas tudo tranquilo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas