Notícias do corpo: mau uso dos antibióticos e anti-inflamatórios
Em 2050, as infecções causadas por bactérias multirresistentes O’Neill,J (2016) serão as principais causas de morte no mundo. Sabem por quê? Primeiro, por conta de muitas pessoas optarem por antibióticos ou anti-inflamatórios de maneira abusiva.
Qualquer “dorzinha” de garganta, pouca febre, nariz escorrendo, já recorre logo a esses medicamentos sem saber a verdadeira causa, se é bacteriana ou viral. Não deixa o corpo reagir sozinho.
Muitas das suas 100 trilhões de bactérias não morrem quando você usa antibiótico sem necessidade e/ou de maneira não prescrita por médico. As sobreviventes se tornam resistentes ao antibiótico e, o que é pior, se multiplicam. Por isso, quando realmente for necessário tomar antibiótico é preciso seguir rigorosamente a prescrição médica.
Se for por 7 dias de 8 em 8 horas, por exemplo, tem que ser assim. Muitas pessoas, quando cessam os sintomas, no 3° ou 4° dia, suspendem o tratamento não “matando” todas as bactérias que estavam causando o mal. Dentro, principalmente do intestino, existe uma guerra das bactérias “boas” e “ruins”. Não é à toa que um dos efeitos colaterais dos antibióticos é a diarreia, que desequilibra a microbiota intestinal levando também parte das bactérias “boas”, além de fortalecer as sobreviventes “ruins” no uso inadequado do medicamento.
Pior do que isso é corredor usar anti-inflamatório sem necessidade para não sentir dor muscular. E mais. Não é incomum corredor voltar a correr, sem estar curado, de lesões e até suspender, por conta própria, a medicação prescrita por médico. Não é incomum corredor voltar a correr sentindo dor “achando” isso normal em nome de suposta superação.
Lembre-se: recidiva de qualquer mal é sempre pior. As bactérias “boas” estão sempre de plantão cuidando da sua saúde. Deixe-as trabalhar. “Saúde é a vida no silêncio dos órgãos” René Leriche. O intestino é um perfeito sistema de alarme. E você? Toma remédio por qualquer motivo?
Literatura Sugerida: O’Neill, J. The Review on Antimicrobial Resistence. Tacckling Drug-resistant Infeccions Globally: Final Report and Recomendations, 2016.