• Matrícula nas unidades escolares da Rede Municipal do Rio para 2022 já pode ser feita

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/11/2021 10:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Pais e responsáveis já podem fazer o processo de matrícula de estudantes na Rede Municipal do Rio para o ano de 2022. As matrículas e transferências dentro da rede estão divididas em grupos. Os alunos que já estudam em escolas municipais e irão permanecer na mesma escola terão renovação de matrícula automática. As inscrições são para quem deseja transferência de unidade ou para quem pretende ingressar na Rede Municipal.

    Entre 24 e 30 de novembro, estará aberta a inscrição de novos alunos de creches ou para realizar transferências entre creches. De 1º a 7 de dezembro será a vez da matrícula de novos alunos da Educação Especial ou transferências neste grupo.

    Já entre 16 e 21 de dezembro será somente a inscrição de transferências internas de alunos da Pré-Escola. Entre 6 a 10 de janeiro começam as transferências internas para alunos do Ensino Fundamental, a partir dos seis anos de idade. O período também é válido para transferências de alunos do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

    Por fim, entre 13 e 17 de janeiro, será o período de inscrição para novos alunos em idade pré-escolar, assim como os do PEJA.

    “O período de matrículas é um momento de alegria e engajamento de toda a nossa rede e dos nossos incansáveis diretores e professores. É hora de reafirmar o compromisso com a educação e também de manter os esforços para trazer de volta os alunos que estão fora da escola. Lugar de criança é na escola, com aprendizagem de qualidade e na idade certa. Saímos de dois anos bem difíceis para educação, mas estamos preparados para dar todo o apoio necessário para os alunos em um ano letivo que será ainda melhor”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

    Os interessados em matricular crianças e jovens em uma unidade municipal para o ano letivo de 2022 ou fazer transferência para outra escola ou creche da Prefeitura do Rio devem fazer a inscrição somente pela internet, no endereço eletrônico matricula.rio. Caso o interessado não tenha como fazer a inscrição ou transferência pela internet, basta procurar a escola mais próxima para receber ajuda no processo.

    Datas transferências e matrículas:

    24 a 30 de Novembro

    Crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses poderão fazer transferência entre unidades escolares. Caso ainda não sejam alunas da Rede Municipal, este também é o período para a inscrição nas creches do município. Para entrar pela modalidade Creche a criança tem que ter 6 meses até o dia 07/02/2022.

    1 a 7 de Dezembro

    As inscrições estarão abertas para alunos da Educação Especial, a partir dos quatro anos de idade. O período vale tanto para quem pretende fazer transferência entre unidades, como para quem vai ingressar na Rede Municipal.

    16 a 21 de Dezembro

    A transferência interna para a Pré-Escola fica com as inscrições abertas para alunos de quatro e cinco anos de idade.

    6 a 10 de Janeiro

    Já em 2022, as inscrições para transferência se abrem para alunos do Ensino Fundamental, a partir dos seis anos de idade. O período também é válido para alunos do PEJA.

    13 a 17 de Janeiro

    Os alunos novos poderão ser inscritos na Pré-Escola, no Ensino Fundamental, ou no PEJA. As matrículas poderão ser feitas para todos a partir de quatro anos de idade.

    Últimas