• Maria, filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Tabernáculo do Espírito Santo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/05/2023 08:00
    Por Fernando Costa

    Impossível  falar em Jesus sem mencionar Maria Santíssima.

    São as presenças mais importantes do Novo Testamento. Maria a serva preferida, bendita dentre todas as mulheres, desde a concepção virginal, ao calvário e à assunção celestial.

    Maria de Nazaré,  esposa de José e  Mãe de Jesus sofreu as dores do parto, a perseguição de Herodes, a fuga para o Egito, da perda de Jesus no templo durante três dias, ainda menino, a perseguição a divino filho, a coroação de espinhos, a crucificação, a morte e o sepultamento de Jesus. Ela não O abandonou no Calvário.

    Maria foi constante presença junto aos apóstolos e demais discípulos, mas, também, foi digna do triunfo Divino.

    A comunidade cristã reconheceu desde cedo essa importante participação e intimidade entre a Mãe de Jesus desde a concepção, infância, vida e morte e a eternizaram.

    Maria é presença eterna na história salvífica. Não seria possível,  depois de seu dormício sofresse a corrupção física.

    Ela foi assunta aos céus e está ao lado do Filho Redentor da Humanidade. Ela é a Nossa Senhora da Glória.

    Ela, jamais se separou do Filho, nem José, ambos proporcionaram a educação, formação moral e religiosa a quem seria o Salvador de todos os povos.

    Se por um lado nossos primeiros pais Eva e Adão e seus filhos causaram uma interrupção ante a desobediência, Maria, por benevolência  Divina e o dom da graça, foi preparada sem manchas, privilégio esse a quem jamais será separada daquele que sendo Deus, se fez humano e provou o cálice amargo do sofrimento, mas, venceu, inclusive a morte.

    Ela é Santa, sempre foi invocada porque é intercessora, conselheira, mestra, advogada e guardiã.

    Creio, ela estará à porta do céu e nos receberá de braços abertos porque mãe perdoa, protege, ajuda e ilumina nossos passos.

    Maria é corredentora e desde os primeiros séculos do cristianismo, atravessando a Idade Média os doutores da Patrística nos seus estudos teologais a reconheceram ante a virtude da graça de Iesus Hominun Salvator.   

    Maria é a Mãe de Deus. Se nós nascemos com o pecado da concupiscência, ante a culpa de Adão, Maria dele foi preservada.

    Maria Sim, a partir do Novo Testamento foi a Nova Eva e Jesus Cristo o Novo Adão.

    Através deles a humanidade foi conclamada a nascer pelo Espírito através do Batismo, na Santa Igreja, Em 15 de agosto celebramos a Assunção de Maria aos Céus, dogma proclamado solenemente pelo SS Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, isto é, há 73 anos. A partir de 8 de dezembro do ano de 1854 a Igreja estabeleceu  através da Bula intitulada Deus Inefável ( Inefabilles Deus – SS. Papa Pio IX) oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Concepção de Maria, interpretação essa contida nas Sagradas Escrituras, quer dizer, no Novo Testamento.

    Maria, presença viva da história do cristianismo. Assim como a maioria de nossos irmãos cristãos de outras denominações admitam a ressurreição de Cristo, mas, não aceitam que Ele esteja presente na Eucaristia através da transubstanciação do pão e do Vinho.

        Eles, também, não admitem a importância de Maria na história da Salvação, dizem até que nós, católicos a consideramos a quarta pessoa divina, quando na verdade não seja essa o  nosso ponto de vista.

    Nós honramos Maria legado esse desde os pés da cruz através de Jesus a João: “Mãe, eis o teu filho, filho, eis Tua Mãe”.

    Não há porquê em desprezá-la, muito menos desconhecê-la.

    Ela é o Porto Seguro, a Estrela Guia a nos conduzir ao Filho  e seu desejo, com certeza é expresso no Magnificat, porque o Senhor, nela, fez maravilhas.

    O Anjo Gabriel ao ” Nascerá de Ti o Filho de Deus. Será chamada Mãe do Senhor.” com que nós participássemos das bem-aventuranças. Ela encontrou graça aos olhos do Criador.

    Quando Maria partiu, apressadamente até sua prima Isabel, esposa de Zacarias, pais de João Batista, primo de Jesus,  ali Maria nos ensinava a partilhar, a nos preocupar  com o outro e a servir ao nosso semelhante, mesmo se estrada fosse pedregosa, poeirenta,  cansativa e longa.

    Mamãe derramou Maria em meu coração, desde tenra idade, eu me alegro em ser Mariano, indigno sim, mas, devoto na diuturna tentativa em viver a  cada dia a oportunidade em fazer parte da família de Jesus, ouvir Sua palavra e tentar ainda que de forma tênue e exígua encontrar uma direção  e eterno convívio.

    Últimas