
Dedicada à conscientização sobre o câncer colorretal, a campanha “Março Azul-Marinho” visa alertar a população sobre a doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de câncer afeta mais de 45 mil brasileiros todos os anos e é o terceiro mais incidente no país. A ideia da campanha é destacar a importância da prevenção para os tumores colorretais.
A médica oncologista, Carla Ismael, diretora do Centro de Terapia Oncológica (CTO) e presidente da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia (SFBO), explica o que é o câncer colorretal e qual o público-alvo mais atingido.
“É um tumor que se desenvolve no intestino a partir de um pólipo que sofre mutações e pode desenvolver um câncer. O público-alvo [mais atingido] são homens e mulheres a partir de 50 anos”, explicou.
Além da necessidade de estar atento aos sintomas, a recomendação é que sejam realizados exames de forma periódica para verificar como está a saúde no interior do intestino. A oncologista destaca ainda que o diagnóstico do câncer colorretal é feito através da colonoscopia com a biópsia e reforça a principal forma de tratamento da doença.
“Cirurgia em primeiro lugar e pode complementar com tratamento quimio-imunoterápico”, reforçou a médica.
Prevenção
A especialista finaliza destacando algumas formas de prevenção do câncer colorretal, como uma alimentação saudável e a realização de exames periódicos. “Alimentação saudável, com legumes, frutas, além de evitar embutidos e defumados, e fazer a colonoscopia obrigatoriamente a partir de 50 anos”, finalizou.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: