• Mapa de Risco Covid indica tendência de alta de casos da doença

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/08/2021 12:43

    A 43ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (13) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que embora o estado esteja em risco baixo (bandeira amarela) pela quinta semana consecutiva, os indicadores epidemiológicos e a capacidade do sistema indicam tendência de alta em algumas regiões. Das nove regiões do Estado, cinco permanecem em bandeira amarela, indicando baixo risco; duas estão na vermelha (alto risco de contaminação) e outras duas em laranja (médio risco).

    A Região Serrana, de acordo com o mapa, permanece na bandeira amarela, que indica que há um baixo risco de contaminação da doença. Além da Serra, também estão nesta bandeira as regiões do Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II. As Metropolitana I e Noroeste estão na bandeira vermelha e o Norte e Centro-Sul estão em bandeira laranja.

    Leia também: Vacinação será ampliada para pessoas com 25 anos em Petrópolis: saiba quando você poderá fazer o cadastro

    Devido ao aumento de casos, a Secretaria de Estado de Saúde acionou o Plano de Contingência, que prevê de forma preventiva a abertura de mais 20 leitos no Hospital estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), unidade exclusiva para atendimento de covid que já opera hoje com 150 leitos. O planejamento também prevê um chamamento público para contratação de leitos de CTI e a suspensão da desmobilização do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns NeumannALém de (HRZA), que estava sendo transformado para atender pacientes não covid.

    “Observamos um discreto aumento de casos nessas últimas semanas e, de forma antecipada, colocamos em prática o Plano de Contingência da Covid-19. Ele prevê a ativação de níveis de contingência a partir de determinados cenários epidemiológicos e nos permite tomar algumas decisões, como a abertura ou o fechamento de leitos, com mais tranquilidade”, disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

    Apesar do sinal de alerta devido ao aumento de casos, o Estado do Rio de Janeiro teve redução de 13% no número de óbitos provocados pela covid-19 e de 20% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), entre as semanas epidemiológicas 30 (de 25 de julho a 31 de julho) e 28 (11 a 17 de julho) de 2021.

    Últimas