• Mapa de Risco covid-19: Estado do Rio tem a maior redução de óbitos desde o início do estudo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/10/2021 16:01
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O estado do Rio registrou a maior queda no número de óbitos desde o ano passado. A 50ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta redução de 38% no número de óbitos provocados pela doença, a maior queda desde o início do estudo.

    Com isso, o estado do Rio de Janeiro permanece, pela quinta semana consecutiva, com a classificação geral de baixo risco (bandeira amarela). O município de Petrópolis entrou na bandeira laranja, com risco moderado para a doença. A análise compara as semanas epidemiológicas 37 (de 12 a 18 de setembro) com a 35 (de 29 de agosto a 04 de setembro).

    “Esses números, apesar da circulação da variante Delta no Rio de Janeiro, são reflexo do avanço na vacinação. Observamos uma importante redução do número de internações, casos graves e óbitos. O número de solicitações de leitos e taxa de ocupação reduzida nos apontam um cenário epidemiológico que traz esperança de estarmos caminhando para o retorno à normalidade”, avalia o secretário de Estado de Saúde,  Alexandre Chieppe.

    Das nove regiões do estado, seis estão em bandeira amarela: Metropolitanas l e II, Serrana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba e Centro-Sul. As regiões da Ilha Grande, Norte e Noroeste estão na faixa laranja e nenhuma está na vermelha.

    Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

    Últimas