Mãos mais jovens: nova técnica de lipoenxertia dá bons resultados
A técnica de transferência de gordura refinada proporciona bons resultados estéticos para os pacientes que desejam uma aparência mais jovem de suas mãos, de acordo com um artigo na edição de dezembro de Plastic and Reconstructive Surgery®, jornal da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) .
Em um caderno especial, denominado Ideias e Inovações, o cirurgião plástico, Rod Rohrich, partilha sua técnica de enxerto de gordura para o rejuvenescimento das mãos, defendendo que a técnica considera a proeminente anatomia da mão, proporcionando um excelente contorno e bons resultados estéticos.
Procedimento para mãos mais jovens
Os cirurgiões plásticos se deparam diariamente com uma crescente demanda por procedimentos que proporcionem às mãos uma aparência mais jovem. Muitos pacientes submetidos à cirurgia plástica facial também estão interessados no rejuvenescimento das mãos. "Isso porque um paciente que faz um rejuvenescimento facial está cada vez mais consciente da dicotomia entre o rosto jovem e as mãos envelhecidas. Curiosamente, pode-se estimar a idade de uma pessoa, visualizando as mãos, o que justifica o aumento de interesse por procedimentos para rejuvenescê-las", afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado.
As técnicas de transferência de gordura – como transferir uma pequena quantidade de gordura de uma área do corpo para outro lugar – têm encontrado uma vasta gama de utilizações em cirurgia plástica, incluindo os procedimentos cosméticos da mama e os procedimentos faciais. As técnicas que usam enxerto de gordura para o rejuvenescimento das mãos foram classificadas como duradouras. No entanto, elas têm desvantagens potenciais em termos de aparência final e de “tempo-intensidade”.
O autor do estudo desenvolveu uma técnica de rejuvenescimento das mãos com "acesso mínimo", usando enxerto de gordura. O cirurgião colhe uma pequena quantidade de gordura do próprio tecido do paciente, geralmente a partir da região interna das coxas, cerca de 20 a 25 mililitros. Através de pequenas incisões no dorso da mão, o cirurgião faz a aplicação das células de gordura colhidas. A gordura injetada é massageada suavemente para criar um contorno suave, preenchendo os ossos e as veias do dorso das mãos que estão deflacionados.
Na experiência dos autores, a técnica de transferência de gordura fornece uma aparência melhorada e natural por pelo menos seis meses após o procedimento. A recuperação é rápida, sem complicações ou problemas de segurança nos próximos cinco anos.
A transferência de gordura adicional ou a injeção de produtos de preenchimento dérmicos pode ser realizada para "refinar" os resultados, se necessário. Rohrich observa que a técnica é simples e adiciona apenas 20 minutos de tempo a mais no procedimento para pacientes submetidos à cirurgia plástica facial.
Na experiência dos pesquisadores, cerca de 5% dos pacientes que fazem um lifting facial optam por adicionar o procedimento de rejuvenescimento das mãos. Os cirurgiões americanos acreditam que muitos outros pacientes fariam o mesmo, se o procedimento fosse ofertado a todos.
“O rejuvenescimento das mãos com enxerto de gordura autóloga é um método seguro e eficaz para criar uma aparência jovem do dorso da mão. Mais estudos em uma população maior de pacientes são necessários para avaliar os resultados a longo prazo”, avalia o diretor do Centro de Medicina Integrada.
Outras opções para rejuvenescer as mãos
Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, enumera a seguir outros procedimentos estéticos que podem ser empregados para o rejuvenescimento das mãos:
· Laser para manchas: “o tratamento com laser ou luz intensa pulsada é indicado para remover manchas senis e vasos”, diz o médico. Ao jogar um calor específico no local, ele se transforma em uma energia que destroi total ou parcialmente as manchas e vasos;
· Peelings químicos: os peelings à base de ácido tricloroacético, retinoico e glicólico removem manchas e melhoram a qualidade do colágeno. “O ácido é colocado somente na mancha, provocando uma queimadura com crosta, que irá agredir e depois eliminar o pigmento. Este tratamento requer muitos cuidados após a realização, pois a pele fica muito sensível. Ele funciona melhor para pessoas de pele clara. Quem tem pele negra ou morena não deve se submeter a esse tratamento, sob risco de as manchas se agravarem”, recomenda o cirurgião plástico;
· Nitrogênio líquido ou crioterapia: é um elemento químico em forma líquida aplicado nas manchas das mãos. A aplicação é em forma de spray. “O tratamento funciona provocando uma queimadura pelo frio, que tem interação com o pigmento. A queimadura irá provocar descamação e clareamento. O pigmento sai com a crosta e a pele fica lisa. A intensidade da queimadura é proporcional ao tempo de permanência do jato. A recuperação ocorre em cerca de 15 dias. A crioterapia oferece risco de hipopigmentação, principalmente em peles escuras”, alerta o médico;
· Ácido hialurônico injetável: o ácido hialurônico absorve muita água. Por isso surgiram formulações com ele que, quando injetadas na pele, incrementam a hidratação local e fazem o preenchimento cutâneo na área da mão. O efeito é pele rejuvenescida e mais firme. “Para o tratamento dar certo é preciso repetir a aplicação algumas vezes por ano”, conta Penteado.