Manutenção viária mal feita prejudica moradores da Rua José Bonifácio, no centro
Desde janeiro deste ano que moradores do Rua José Bonifácio, no centro, convivem com mais um problema: buracos na via. A dor de cabeça começou depois que um serviço de conserto do manilhamento da rua foi feito, mas a reparação da pista não.
No inicio do ano, depois de um grande volume de chuva, o sistema de captação de águas pluviais rompeu abrindo um buraco na via. A concessionária responsável pela manutenção da rede realizou a troca do equipamento logo na semana seguinte ao incidente, mas, segundo os moradores, o nivelamento da rua seria de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras.
“Os funcionários da concessionária nos disseram que o reparo da via deveria ser feito pelas equipes da prefeitura, que a responsabilidade deles era apenas trocar a manilha que rompeu. Colocaram um “pó de pedra” e finalizaram o trabalho. A rua é de paralelepípedo e agora está desnivelada. Um problema para quem passa por ali de carro”, explica Maria Isabel Rodrigues, presidente da Associação de Moradores da localidade.
Na última quinta-feira (04) um dos moradoras da rua quase quebrou uma peça do veículo depois de passar pelo buraco. Ele relata que todos os dias sai com o carro apreensivo, sem saber se, na ida ou na volta, algo vai acontecer. Há um ano, este mesmo morador teve um prejuízo ao bater em um paralelepípedo solto na via.
“O carro que usamos é um pouco baixo e, apesar de temos descido em baixíssima velocidade, a rua está tão quebrada que o carro deu uma batida forte com o cárter no paralelo, porém sem chegar a quebrar. Isso desta vez. O calçamento já vem tão ruim que há algum tempo realmente quebrei a tampa do cárter e tive de trocá-la após uma batida igual no chão, ao passar por esses eternos buracos, pouco acima de onde foi desta vez” , relata.
A Associação de Moradores já solicitou a manutenção da Rua José Bonifácio à Secretaria de Obras, mas sem sucesso. E esse não e o único pedido de serviços na localidade que ficou sem resposta. O problema com o sistema de captação de água na rua é antigo e conhecido do poder público. Em setembro de 2020, os moradores protocolaram um pedido de separação das redes de captação de água.
“Nós pedimos a instalação de uma rede separadora de esgoto, pois existe apenas uma rede aqui. Tanto o esgoto quanto a água da chuva seguem pelo mesmo sistema e isso sobrecarrega o manilhamento causando essas rupturas”, conta Maria Isabel.
A Secretaria de Obras por meio da assessoria de comunicação respondeu que “uma equipe de manutenção viária será enviada para fazer uma avaliação das obras necessárias no local. Quanto a separação da rede de esgoto, a secretaria explica que o serviço deve ser realizado pela Águas do Imperador, porém, também será feita uma vistoria para verificar a solicitação dos moradores”.
A Águas do Imperador informou por nota que “no dia 5 de janeiro uma equipe técnica esteve no local e 3 metros de redes de esgoto foram substituídas e o pavimento devidamente recuperado. Outra equipe técnica voltará nesta segunda-feira (08) ao local para verificar se as chuvas de sábado, (06) promoveram algum dano.”
Quanto à solicitação para separação da rede coletora de esgoto, informou que “o projeto está sendo estudado e assim que estiver finalizado, será executado.”