• Mais um prédio histórico na Rua do Imperador mostra problemas de conservação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/02/2020 11:07

    Na última segunda-feira, mais um prédio histórico do Centro teve parte do reboco desprendido da fachada. Por sorte, ninguém foi atingido. O caso ocorreu no antigo prédio do Fórum, que abriga atualmente a sede do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O imóvel, que fica na Rua do Imperador, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

    Os pedaços de reboco que caíram da fachada do prédio ficavam a uma altura, de cerca de três metros, na calçada da Rua do Imperador. No local existem pontos de ônibus da viação PetroIta e há grande circulação de pessoas. Do lado de fora do prédio é possível ver com clareza a falta e manutenção. Há rachaduras em alguns pontos, a pintura está gasta, e os portões e outras partes de metal estão enferrujados. 

    Leia também:  Inepac lança canal de denúncias para garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural

    O Iphan informou que, no ano passado, o prédio foi fiscalizado pelo órgão. Na ocasião, verificaram-se desgastes e detalhes a serem reparados, mas não foi detectado nenhum risco estrutural grave. O bem tombado foi incluído no Plano Anual de Fiscalização, que atualmente está sendo finalizado, e possivelmente terá outra fiscalização por parte do órgão nas próximas semanas – especialmente depois do incidente do reboco. 

    O Iphan informou, ainda, que caso sejam verificadas infrações nos cuidados com o bem tombado, pode haver cobrança de multa. O valor será calculado tendo-se por parâmetro o valor do bem, ou do dano. Muitas vezes, o instituto envia ofício ao proprietário ou responsável pela gestão do bem antes de chegar à multa. 

    A Tribuna de Petrópolis entrou em contato ontem com o Cefet, porém a atendente informou que por conta do Carnaval não havia ninguém do setor responsável para dar esclarecimentos. 

    Últimas