• Mais um grupo retorna às atividades presenciais na rede municipal de ensino nesta segunda

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/10/2021 15:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A rede municipal de Educação recebe nesta segunda-feira (04) o terceiro grupo previsto no escalonamento do retorno das aulas presenciais. Voltarão para o atendimento as turmas do 4º e 5º períodos da Educação Infantil, além dos 6º / 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, classes especiais e salas de recursos multifuncionais.

    Com esse grupo, além das 87 escolas que já estavam em funcionamento, mais 58 unidades receberão estudantes, incluindo os Centros de Educação Infantil que atendem turmas de 4º e 5º períodos.

    “O retorno presencial segue, com cautela, respeito aos protocolos e acompanhamento da equipe técnica da Secretaria de Educação. Sempre com muito cuidado, seguindo as recomendações sanitárias e monitorando eventuais suspeitas ou casos na rede. Esse é um novo grupo que estará voltando para as unidades e estarei acompanhando de perto a evolução desse retorno gradual. Na própria segunda estarei visitando unidades escolares”, confirmou o novo secretário de Educação, José Luiz Lima.

    O retorno prevê horário de atendimento reduzido, com máximo de três horas diárias, para que os professores com cargas horárias adaptadas, segundo a Prefeitura, consigam garantir tanto o atendimento dos alunos que estarão no presencial, quanto dos alunos que estiverem no remoto. Desde o dia 13 de setembro, retornaram presencialmente as turmas do ciclo: 1º, 2º e 3° anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, turmas do 4º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além das turmas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – Diurno e Noturno. O próximo Grupo (4) retornará em 11 de outubro com as turmas de Centros de Educação Infantil (0 a 3 anos) e os 3º períodos das escolas de Educação Infantil.

    Os números mostram que na primeira semana cerca de 30% dos estudantes que poderiam voltar às aulas retornaram presencialmente. Na segunda semana 35% marcaram presença. Os dados foram coletados pela Secretaria de Educação.

    Os protocolos sanitários estão sendo respeitados, e retornaram as unidades com a certificação Escola Segura.

    O retorno presencial é opcional. As famílias que optaram por continuar no atendimento remoto continuam com o suporte através da plataforma Educa em Casa e interação com os professores conforme orientação da gestão escolar. O mesmo vale para os alunos que utilizam as atividades impressas.

    Últimas