• Mais um ano e nada: prédio na Fazenda Inglesa abandonado desde 2013

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/jan 04:14

    Essa é uma das provas do desperdício de dinheiro público. Petrópolis espera desde 2013 pela instalação da Academia de Formação do Corpo de Bombeiros, uma iniciativa do Estado, em um prédio abandonado na BR-040, na Fazenda Inglesa. O prédio foi comprado em 2013 por R$ 4,5 milhões e iria funcionar para a formação de 50 oficiais por ano. Houve uma movimentação por obras, mas elas pararam em 2016. Claudio Castro, em 2023, anunciou que a academia ficaria pronta e estaria ativa no primeiro semestre do ano passado, um investimento que chegaria a R$ 40 milhões. Mas, não ficou pronta.

    Cápsula do tempo

    No imóvel, que fica em uma área total de 80 mil m², funcionou por muitos anos um centro de treinamento dos Correios, até que o espaço foi desativado. Em 2011, foi usado para abrigar provisoriamente vítimas das chuvas até que foi adquirido pelo Estado, da União, em 2013. Na ocasião do lançamento da pedra fundamental da obra da academia foi enterrada uma cápsula do tempo com previsão de ser aberta em 2063. Capaz de chegar a data de abertura da cápsula e nem ter a obra concluída.

    Taí a imagem da cápsula do tempo enterrada junto com a pedra fundamental da futura Academia dos Bombeiros, na Fazenda Inglesa, em 2013. Prevista para ser aberta em 2063, capaz de ser desvendada antes da inauguração do prédio que até hoje não ficou pronto.

    Coleta de reciclados também foi problema

    Nem só a coleta de lixo doméstico nos fez passar sufoco no final de ano, não. No período de festas, com os feriados, a coleta seletiva de lixo ficou bastante irregular. E muita gente não quis ou não conseguiu espaço em casa para guardar por mais uma ou duas semanas o material reciclado. Mas, recolhendo menos se entrega menos às cooperativas que aguardam esse material e eles sentiram bastante essa queda.

    Menos, bem menos

    Não, vereadores queridos. Vocês não estão tirando lixo e limpando as ruas a não ser que estejam com uma pá e vassoura fazendo a coleta. É a prefeitura. E nem é por indicação de vocês que a prefeitura está fazendo o serviço. É por questão sanitária por causa das semanas e semanas que o lixo deixou de ser recolhido. O discurso dos vereadores é de lascar, principalmente o dos reeleitos. Porque estariam fazendo só agora e não antes? Se são eles que estariam providenciando a coleta…

    Tempo perdido

    Pior é comemorar que a cidade está sendo limpa. Essa celebração vai somente até a página 2. Porque, evidente, a gente sente alívio em ver o serviço de volta e seu retorno merece registro. Porém, o sentimento principal tem de ser de indignação por uma nova gestão estar gastando tempo com uma coisa que deveria ser básica e rotineira e poder avançar rápido em outras ações.  Nossos fiscalizadores deveriam estar apurando responsabilidades e não fazendo vídeo selfies em meios às máquinas pesadas operando em vários locais. Isso porque chegou a um ponto que só com retroescavadeira…

    SSOP na Rua Teresa

    Taí uma pauta para a gestão Hingo Hammes. O antecessor planejava transferir a sede da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública de Itaipava para o famigerado prédio do INPAS na Rua Teresa, aquele que está para ser finalizado desde 2008. Acabou o governo e não se concretizou. Além de rever a enorme folha de pagamento da SSOP, Hammes pode dar uma olhada se vale a pena prosseguir com esse plano.  

    Há vagas

    Taí um negócio que a gente entende menos do que aumento de tarifa. A Turp vira e mexe não atrasa salário dos rodoviários, aí eles ameaçam cruzar os braços, sentam para negociar, a empresa paga e suspendem a paralisação. E a Turp está fazendo novas contratações. Só se tem muita gente pedindo desligamento.

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 244 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Do nosso acervo de árvores que estão para cair. Essa fica no Bosque do Imperador. Pelo envergadura, cai dentro da praça com risco para os frequentadores.

    É sempre osso

    Não sabemos vocês, mas nós estamos nos preparando psicologicamente para o retorno das sessões legislativas. Vereadores passam pelo menos seis meses de auto parabenizando e parabenizando aos demais por suas performances eleitorais.  Só depois começam a mostrar algum serviço.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas