• Mais rápido da América Latina, supercomputador Santos Dumont fica ainda mais potente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/09/2023 03:11

    O supercomputador Santos Dumont – que homenageia no nome o pai da aviação – voltou a figurar no ranking dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo em 2021 depois de uma atualização que o dotou de 5,1 petaflops (Flops é um acrônimo para Floating Point Operations Per Second – Operação de Pontos Flutuantes Por Segundo). É o mais rápido da América Latina e ocupa a posição de número 276 do ranking mundial. E um projeto para nova atualização da supermáquina que fica no Laboratório Nacional de Computação Científica está para ser anunciada com a presença da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Esperada para hoje, a cerimônia foi adiada  por conta da agenda da ministra e terá nova data divulgada. Hoje, o supercomputador que homenageia o pai da aviação, tem capacidade para processar 5,1 quatrilhões de operações matemáticas em apenas um segundo.

    19 genomas do coronavírus em 48 horas

    Só para ter ideia de como o Santos Dumont é importante: no dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia do novo coronavírus. Duas semanas depois, como uso do supercomputador, cientistas do LNCC/MCTI (em parceria com pesquisadores da UFMG e UFRJ) anunciavam o sequenciamento de 19 genomas da Covid-19, no tempo recorde de 48h, contando com amostras de pacientes dos estados do Rio e Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo.

    230 projetos em andamento

    A disponibilização de supercomputação permite aos pesquisadores brasileiros tratar problemas em escalas antes inimagináveis. O supercomputador auxilia, atualmente, cerca de 230 projetos de pesquisas, incluindo estudos sobre a exploração de petróleo e gás, carvão mineral, energias renováveis e fenômenos climáticos E a gente acha que Petrópolis deveria reverenciar muito mais a supermáquina que fica em nossa cidade.

    Taí mais um ponto turístico com lixo pelos cantos em pleno domingo. Este fica ali na lateral do Palácio de Cristal.

    Segurança na night

    É uma possibilidade que mexe com o trade de entretenimento com a expectativa de gerar mais segurança ao público. Os bombeiros e os demais órgãos públicos de fiscalização podem ser obrigados a divulgar na internet todos os estabelecimentos de entretenimento, como boates e casas de shows, que foram regularmente vistoriados e estão autorizados a funcionar. É o que prevê projeto de lei aprovado pela Alerj e que agora depende de sanção do governador Cláudio Castro.

    Reajuste de ônibus só com serviço cumprido

    Vetada pelo prefeito Bomtempo vai ser promulgada pela Câmara de Vereadores uma lei  que – se for mesmo fiscalizada – pode ser a garantia de investimento das empresas para que o sistema não entre em colapso como hoje.  Vereadores aprovaram norma que proíbe o reajuste da tarifa para empresas de ônibus que não cumprem as cláusulas contratuais. Ou seja: não fez o que tá no papel não tem direito à reajuste. 

    E os contratos?

    Na verdade, na opinião de leigos que somos, já deveria ser assim, não precisaria nem de lei… Agora, vamos combinar: onde estão os contratos de permissão com as empresas de ônibus. Não deveriam estar no Portal da Transparência da prefeitura e CPTrans? Taí a missão da Câmara: obrigar que seja disponibilizado publicamente para que todos ajudem nesta fiscalização.

    Contagem

    E Petrópolis está há 125 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Sem interesse

    Nenhuma instituição da cidade atendeu ao edital de chamamento público lançado pela prefeitura para conveniar oferecendo serviço de alta complexidade para o acolhimento de 31 pessoas maiores de 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco social. O chamamento deu prazo de 30 dias e no fim neste período com a ausência de propostas foi declarado deserto. E olha que a remuneração prevista era de R$ 1,3 milhão.

    A cada dia que passa aparece uma nova pichação no centenário prédio dos Correios. Também nasce um mato novo na parede diariamente.

    Pessoal tá ligado

    O pessoal do meio turístico tá meio cabreiro com a suspensão do Serra Serata e já se prepara para questionar verbas que a prefeitura vem dando a eventos de ‘menor visibilidade’ como um de música que em sua última edição levou R$ 50 mil.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas