• Mais de um ano depois de abertura de cratera, moradores do Contorno ainda lutam para voltar às suas casas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/11/2018 12:29

    Moradores do Contorno e representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Concer, da Prefeitura e das concessionárias Oi, Enel e Águas do Imperador se reuniram na última semana para definir as ações de recuperação da área atingida pela cratera às margens da BR-040, na altura quilômetro 81. As intervenções vão permitir o retorno de 22 famílias para a região, depois que a Defesa Civil (DC) desinterditou parte dos imóveis e do prédio da Escola Municipal Leonardo Boff. 

    De acordo com os moradores, a Comdep já iniciou a limpeza nas três vias de acesso à comunidade e no entorno da escola, e a troca das lixeiras. Já a Oi e a Enel devem começar esta semana a restabelecer os serviços básicos de comunicação, religação de luz e retirada de alguns postes. "O objetivo da reunião foi informar oficialmente a desinterdição das casas para que os serviços possam ser restabelecidos", comentou a moradora Angélica Domingas. A Vigilância Sanitária deve iniciar também nos próximos dias a desratização. 

    A troca de rede de esgoto e obras de contenção na região também estão previstas para acontecer. De acordo com os moradores, novas reuniões devem ocorrer para garantir a continuidade dos serviços e possibilitar o retorno dos moradores. "A mudança vai acontecer aos poucos e será supervisionada pela Concer, que se comprometeu em acompanhar o retorno das famílias com o apoio de transporte. O aluguel pago atualmente pela Concer continua até o dia da mudança", disse Angélica.

    A reabertura da Escola Municipal Leonardo Boff também foi discutido na reunião. A unidade passará por pequenas intervenções que permita o retorno dos alunos, o que vai acontecer no início do ano letivo de 2019. O período de pré-matrícula da rede municipal já começou e há a preocupação de reabrir a escola sem que haja prejuízo para os alunos.

    De acordo com a Defesa Civil, a Concer ainda tem que entregar laudos sobre as moradias localizadas mais próxima ao local da cratera que garantam a segurança e a possível desinterdição. 


    Últimas