• Mais de três semanas após a tragédia, seis localidades ainda não receberam a visita da Assistência Social

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/03/2022 16:58
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Mais de três semanas após a tragédia, seis localidades atingidas ainda não receberam a visita dos profissionais da Secretaria de Assistência Social que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os polos voltaram a funcionar nesta segunda-feira, e também estão atuando de modo volante na visita aos bairros. Locais como o Sargento Boening, que ficou isolado por quase sete dias, Chácara Flora, ponto onde se concentraram as buscas por vítimas de soterramento, não receberam a visita dos agentes. 

    No Sargento Boening e Chácara Flora, o único ponto de apoio fica na Escola Municipal Ana Mohammad, que não foi aberta para receber os desabrigados e desalojados na noite da tragédia. De acordo com a Prefeitura, o espaço ficou com acesso impossibilitado,  devido aos deslizamentos ocorridos após a forte chuva que afetou a região. De acordo com a Prefeitura, por isso, “não haveria condições de prestar atendimento aos moradores que fossem para o local no primeiro momento, desta forma, a população local que precisou sair de suas casas, foi direcionada para outros pontos de apoio”. A Prefeitura disse ainda que a Defesa Civil acionou a Equipe da Acolhida que atua no suporte na localidade e ajudou no direcionamento da população para os locais seguros, na noite da tragédia.

    De acordo com os moradores do bairro, naquela noite eles ficaram na casa de vizinhos, ou no salão do BNH do Sargento Boening. A reportagem da Tribuna esteve no bairro três dias após a tragédia, e o único ponto de apoio, que abrigava cerca de 20 pessoas, era voluntário, montado em uma igreja na Estrada do Paraíso.

    Outras localidades que ainda não receberam a visita do CRAS são: Dr. Thouzet, Quitandinha, Alto da Serra e Castelânea. A Prefeitura anunciou nesta sexta, que as equipes técnicas estarão neste sábado(12) na comunidade Dr. Thouzet, na Servidão Humberto da Costa. 

    Desde segunda-feira, quando foram retomados os atendimentos da Assistência Social, para demais atingidos pela chuva que não estavam nos abrigos, as equipes percorreram as regiões do Caxambu, Vila Militar, Vila Felipe e Rua Nova. Nesta sexta-feira, segundo a Prefeitura, as equipes estão na comunidade do Alto da Serra. 

    Ainda de acordo com a Prefeitura, antes da instalação dos postos avançados nas regiões afetadas, as equipes da Defesa Civil visitam cada localidade para orientar sobre o trabalho que será realizado, mobilizar e definir dia e local para que o serviço seja disponibilizado.

    Últimas