• Mais de mil casos de estelionato foram registrados em Petrópolis no primeiro semestre deste ano

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  • 04/ago 08:34
    Por Maria Julia Souza I Foto: Arquivo

    Petrópolis registrou, entre janeiro e junho deste ano, 1.285 casos de estelionato nas delegacias da cidade. Apesar do alto índice, os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) apontam uma redução de 0,9% nas ocorrências contabilizadas na Cidade Imperial, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

    Maio foi o mês com mais ocorrências registradas: 260. Na sequência, aparecem os meses de junho (229); abril (210); março (200); janeiro (198); e fevereiro (188).

    No Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis ocupa a 11ª posição entre os municípios com mais ocorrências contabilizadas. A cidade do Rio de Janeiro lidera o ranking, com 37.808 casos; seguido por Niterói (3.126); Duque de Caxias (2.647); e São Gonçalo (2.479), fechando a lista dos quatro municípios com mais registros. 

    Pena 

    A pena para o crime de estelionato comum é de um a cinco anos de prisão. Já para fraude eletrônica, ela pode aumentar para quatro ou oito anos de detenção, com a possibilidade ainda de aumento de 2/3, caso o crime seja cometido uso de servidor que esteja fora do Brasil. 

    Rio de Janeiro registrou mais de 300 mil tentativas de fraude

    Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude do Serasa Experian, o Estado do Rio registrou, no primeiro trimestre deste ano, 325.518 tentativas de fraude. O número representa uma média de uma tentativa a cada 18 segundos e um aumento de 22,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

    “O avanço está em linha com a média da região e reforça a necessidade de atenção redobrada tanto por parte dos consumidores quanto das empresas locais”, reforça o Serasa. 

    Dicas para empresas e consumidores 

    O Serasa ressalta que a tendência tem sido de aumento significativo das tentativas de fraude registradas em todo o país, e orienta as empresas e os consumidores sobre como se proteger da prática. 

    Orientações para os consumidores:

    • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
    • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
    • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
    • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
    • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
    • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
    • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
    • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

    Orientações para as empresas:

    • Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;
    • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
    • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
    • Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança;
    • Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.

    O que diz a Polícia Civil

    Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, informou que, por meio de suas delegacias especializadas e distritais, atua de forma contínua na investigação de grupos criminosos envolvidos em práticas de estelionato e outros delitos semelhantes.

    “Agentes realizam diligências, monitoram atividades ilícitas e empregam recursos de inteligência para identificar e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos”, ressalta a nota.

    A Polícia Civil orienta ainda que todos os casos sejam registrados nas delegacias distritais ou por meio da Delegacia Online. “A comunicação do crime é essencial para que os crimes sejam investigados”, finalizou o comunicado.

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