Mais de 5 mil raios atingiram Petrópolis este mês, afirma Enel
O sistema de monitoramento de raios da concessionária de energia Enel Distribuição Rio, que atende aos municípios da região serrana do Rio, registrou 5.476 raios em Petrópolis este ano (de 1º a 8 de janeiro). Apenas na última quarta-feira (8), foram 1.593 incidências de descargas atmosféricas na cidade. Teresópolis registrou 2.337 raios no período, sendo 1.298 durante quarta-feira.
O trabalho de monitoramento feito pela Enel tem como principais objetivos identificar os locais de queda de raios, monitorar a evolução das tempestades, apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.
Descarga registrada próximo à Rodoviária do Bingen na última quarta-feira (8). Vídeo: Filipe da Hora
Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, a queima de equipamentos e acidentes fatais. Para evitar danos materiais e físicos, a Enel listou dicas importantes de segurança que alertam sobre os cuidados que os clientes devem manter durante as tempestades, como evitar o uso do celular, do secador de cabelo e do ferro elétrico conectado à tomada; evitar também o uso de chuveiro ou de torneira elétrica; e, se possível, permanecer dentro de casa durante a tempestade.
Prevenção contra raios
· Desconecte os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite ligar equipamentos elétricos.
· Evite tomar banho ou usar torneira elétrica durante períodos de tempestade.
· Evite contato com objetos que contenham estruturas metálicas – como fogão, cercas de arame, canos e tubos de metal e, principalmente, linhas telefônicas e elétricas – sobretudo se sua casa está em lugares abertos.
· Evite estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças etc.
· Evite estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e outros locais elevados.
· Se possível, permaneça dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Outras dicas de segurança estão disponíveis no site da Enel.