Mais de 43 mil unidades foram visitadas pelos recenseadores do Censo 2022 em Petrópolis
No dia 01 de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a coleta do Censo 2022 em Petrópolis. Durante esses dias, os recenseadores já visitaram mais de 43 mil unidades, entre domicílios e estabelecimentos. Segundo Jefferson Augusto, coordenador dos recenseadores, o maior número de unidades visitadas são domicílios.
A coleta tem previsão para acabar no dia 12 de outubro, totalizando três meses de trabalho de pesquisa em todo o Brasil. Neste ano, as informações estão sendo coletadas de forma 100% digital através de um aplicativo no smartphone para o registro das informações.
Os recenseadores do IBGE utilizam uniforme, colete e boné, com crachá com telefone do IBGE. Se a pessoa não se sentir segura com a abordagem, pode fazer contato pelo telefone 0800 721 8181 para confirmar a identidade do entrevistador.
Questionário específico
Outras novidades introduzidas pelo Censo 2022 incluem a maior identificação de pessoas que vivem em comunidades quilombolas e em comunidades indígenas, que terão questionários específicos.
O Censo inclui também perguntas específicas para pessoas com deficiência e para pessoas diagnosticadas por profissional de saúde com transtorno de espectro autista (TEA).
O Censo é constituído de dois questionários: um menor, que demora cinco minutos para ser preenchido; e outro maior, que demora em torno de 16 minutos. Cerca de 10% da população vai precisar responder ao questionário mais completo.