
Mais de 400 colisões contra postes da rede elétrica foram registradas pela Enel em 2024
Somente em 2024, a Enel Distribuição Rio registrou 470 colisões contra postes da rede elétrica em toda a sua área de concessão, uma média de mais de uma batida em poste por dia e um número 20,2% maior em comparação a 2023, quando 391 postes foram danificados por acidentes automobilísticos ou de motocicleta. No ano passado, 311.574 clientes tiveram algum tipo de problema de fornecimento de energia devido às colisões em postes, número 63% maior do que o registrado em 2023 (190.821).
De acordo com um levantamento realizado pela Enel Rio, a cidade de Campos dos Goytacazes liderou o ranking de colisões contra postes em 2024, registrando 85 batidas. Em seguida, as cidades da Região dos Lagos e o município de Niterói aparecem com 85 e 61 ocorrências, respectivamente. Nas cinco primeiras posições ainda aparecem as cidades da Região Noroeste, com 54 colisões, e da Serrana, com 49. Magé, na Baixada Fluminense, teve 37 batidas, e as cidades da Região Sul, 36. Finalizando o ranking, São Gonçalo, com 34 registros e Macaé, com 28.
Segundo Willane de Paula, diretora de Operações e Manutenção da Enel Rio, as colisões em postes são mais comuns nas sextas-feiras e nos fins de semana. A executiva ainda explica que a ocorrência gera prejuízos para a distribuidora de energia e para os clientes. A duração média para a realização de reparos ou a substituição de um poste é de oito horas.
“Um poste derrubado significa horas de trabalho das equipes de manutenção. Muitas vezes, não é só o equipamento que precisa ser completamente substituído, mas toda a rede elétrica que estava atrelada a ele. Há até casos mais complexos, em que nossas equipes precisam aguardar a perícia policial para só então iniciar os trabalhos, o que aumenta consideravelmente o tempo que os clientes ficam sem energia”, afirma.
Responsabilidade sobre os danos
Quando um poste é danificado por uma colisão, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a sua troca. A concessionária direciona uma equipe imediatamente ao local para executar os reparos necessários, tanto no equipamento quanto na rede elétrica afetada pela ocorrência. A partir do registro da placa do veículo e das fotos do acidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da distribuidora: site oficial da Enel Rio, aplicativo Enel, WhatsApp Elena (21) 99601-9608 e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).
Orientações
Confira abaixo algumas orientações da Enel Rio sobre como agir em casos de acidentes envolvendo postes da distribuidora.
- Em caso de acidente com poste, se houver queda do equipamento ou de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
- Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
- Nunca tente realizar o isolamento da área;
- No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: