No dia 16 de outubro do último ano, foi realizado o concurso da Secretaria de Educação de Petrópolis. Ao todo, foram 877 vagas de trabalho no magistério, Educação Infantil e Secretaria Escolar, sendo 352 para cargos de nível médio (Educador de Educação Infantil e Secretário Escolar) e 525 para os de nível superior (professores). No entanto, após sete meses da realização da prova, 371 aprovados ainda não foram convocados para iniciarem os trabalhos nas escolas do município.
Uma candidata aprovada para o cargo de nível médio, que preferiu não ser identificada, informou à Tribuna a respeito da demora na convocação de todos os candidatos, além da falta de transparência no Diário Oficial. “No meio desse percurso, nós, candidatos que passamos, ficamos sem informações, já que o portal da Prefeitura e o Diário não são atualizados”, afirma.
A aprovada disse, ainda, que não é possível visualizar a classificação dos candidatos. Para ela, a banca organizadora do concurso, a Fundação Dom Cintra, e a Prefeitura de Petrópolis não estão respeitando o direito ao acesso às informações.
“A questão da transparência é zero. Até hoje convocaram somente uma vez e mesmo assim não colocaram os nomes no Diário Oficial de quem tomou posse. Eles só prometem que vão convocar os outros candidatos e nada”, desabafa.
Ela ainda lembra das publicações feitas pela Prefeitura sobre as novas convocações neste ano. No entanto, a candidata afirma que não colocaram o nome dos convocados no Diário Oficial e que foi publicado somente uma nota sobre as convocações.
“Eles não podem ir chamando sem colocar os nomes das pessoas que tomaram posse no Diário Oficial. Além disso, eles não atualizam as convocações”, conta.
Vale lembrar que a Lei 8112/90 define que é dever da administração pública informar a convocação para tomada de posse pelo Diário Oficial. Cabe ressaltar que não é obrigação do órgão comunicar através de telegrama, fax, e-mail ou por meio de contato direto. No entanto, é importante a divulgação da convocação para que os candidatos não percam a nomeação e não assumam o cargo.
“No site da Prefeitura colocaram somente uma nota de convocações, mas não atualizaram a lista dos convocados”, diz uma das aprovadas no concurso.
Falta de comunicação
A petropolitana relata que teve somente tentativas frustradas ao entrar em contato pelos números disponibilizados no edital. “Ligar para o setor de Recursos Humanos é perda de tempo, desligam na nossa cara. Quando apertamos para obter informações, falam que é somente isso e que tem que esperar”, diz revoltada.
Prefeitura empossou novos candidatos em março
Em março deste ano, a Prefeitura empossou mais 375 aprovados no concurso da Educação. Foi informado, ainda, que até o fim daquele mês, 506 convocados, professores e educadores infantis, já estariam nas salas de aula.
Em fevereiro, a Prefeitura empossou o primeiro grupo de professores e educadores, com 131 profissionais da Educação. No entanto, são 877 vagas ao todo. Dessa forma, os outros 371 candidatos ainda estão aguardando para iniciarem os trabalhos na rede municipal de ensino.
O que diz a Prefeitura
Procuramos a Prefeitura de Petrópolis para mais esclarecimentos a respeito do certame, mas não tivemos retorno até o fechamento desta matéria.