Desde o início do ano, 257 empresas foram constituídas em Petrópolis. O número deixa o município como o oitavo com maior abertura de empresas no estado do Rio de Janeiro, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que excluem os microempreendedores individuais (MEIs).
Leia também: Mais de 1,5 mil empresas foram abertas em Petrópolis no último ano, aponta Jucerja
Historicamente, a Cidade Imperial fica na sétima colocação entre os locais do Rio com maior número de empresas abertas, tendo permanecido assim por 10 anos consecutivos, desde 2013. No entanto, os números da Jucerja mostram que, neste ano, até aqui, Cabo Frio ultrapassou Petrópolis.
Os dados consolidados apontam a maior parte dos negócios abertos sem classificação, mas, dentro dos especificados, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios foi o que mais teve abertura de empresas, com 10. Em seguida, lanchonetes, casas de chá, suco e similares, com 9, e atividade médica ambulatorial restrita a consultas, com 8.
No ranking, Petrópolis está atrás de Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio. Destas cidades, apenas a última tem menos habitantes que Petrópolis.
Constituições no estado
Em todo o estado do Rio, até o momento, mais de 11 mil negócios foram abertos em 2024. Nos meses já completos, 2024 vem tendo maior número de criação de empresas. Em janeiro, foram 5.107, contra 4.632 de 2023. Em fevereiro, 5.286 contra 4.741.