• Mais de 245 mil petropolitanos voltam às urnas neste domingo para escolher o próximo prefeito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/out 08:21
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    Neste domingo (27), 245.177 eleitores de Petrópolis irão às urnas para decidir o novo prefeito, que comandará a cidade pelos próximos quatro anos. As eleições acontecerão das 8h às 17h, nos mesmos locais de votação do primeiro turno. Além de Petrópolis, Niterói é a única outra cidade do estado com segundo turno. Por lá, são 410.032 eleitores aptos.

    No primeiro turno, em 6 de outubro, 174.089 eleitores compareceram às urnas, resultando em uma abstenção de 28,99%. Disputam o segundo turno Hingo Hammes (PP), que obteve 49,96% dos votos válidos (78.734), e Yuri Moura (PSOL), que recebeu 17,77% (28.001).

    Os eleitores que não votaram no primeiro turno e estão com o título regular devem votar obrigatoriamente neste segundo pleito. A Justiça Eleitoral recomenda que consultem o site do TRE-RJ para confirmar os locais de votação, para verificar possíveis mudanças em relação às Eleições de 2022.

    No segundo turno, os eleitores votam apenas para prefeito. Para evitar erros, a Justiça Eleitoral recomenda levar uma “colinha” com o número do candidato, anotada em papel, pois o uso de celulares ou qualquer aparelho eletrônico na cabine é proibido por lei.

    Documento necessário

    No dia da eleição, é preciso apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação ou o e-Título (caso tenha foto). Mesmo os eleitores que serão identificados por biometria devem levar um documento com foto. O título de eleitor não é obrigatório, mas facilita encontrar a seção eleitoral.

    Transporte coletivo gratuito

    Assim como no primeiro turno, o transporte coletivo em Petrópolis será gratuito no domingo (27), das 7h às 18h, para facilitar o deslocamento dos eleitores. As empresas de ônibus devem operar com a frota de dias úteis.

    Trânsito

    A Rua Nilo Peçanha, no Centro, terá mão única no sentido Avenida Imperatriz, das 5h às 18h. Os ônibus que passam pelo Bosque do Imperador terão mudança de rota no sentido bairro, passando pelas ruas Nilo Peçanha, Imperatriz e Avenida Ipiranga. No sentido Centro, o trajeto permanece o mesmo.

    Feira livre

    A feira livre do Alto da Serra será temporariamente transferida para o Centro, ocorrendo na Rua Visconde de Souza Franco, das 7h às 14h.

    Propaganda proibida

    No dia da eleição, só é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor, como uso de adesivos, bandeiras e broches. São proibidos aglomerações, alto-falantes, comícios, carreatas, transporte de eleitores, boca de urna e qualquer tipo de propaganda, incluindo panfletos e cartazes.

    Justificativa

    Eleitores fora de seu domicílio eleitoral poderão justificar pelo aplicativo e-Título ou, presencialmente, nas Mesas Receptoras de Justificativa, das 8h às 17h, em cidades com mais de cem mil eleitores, como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, entre outras. Confira aqui a lista completa e o endereço dos locais onde será possível justificar a ausência às urnas.

    Quem não justificar no dia tem até 60 dias após cada turno para fazer a justificativa sem multa. A justificativa pode ser feita pelo sistema Justifica nos sites do TRE-RJ e TSE ou pelo e-Título.

    Após a votação, o Grupo Tribuna atualizará os resultados nas redes sociais e na rádio Tribuna FM ao vivo.

    Últimas