• Mais de 200 casos de varíola do macaco são confirmados no Estado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/08/2022 08:00
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Até a última sexta-feira (5), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou 238 casos de Monkeypox (varíola do macaco) no estado do Rio de Janeiro. Até o momento, a Região Serrana registrou apenas um caso, que foi notificado em Teresópolis ainda no mês de julho. 

    Foram confirmados 201 casos na Região Metropolitana I, 23 na Região Metropolitana II, 02 na Região dos Lagos, 02 na Região Norte, 01 na Região Noroeste, 01 na Região Serrana e 08 não informados. Outros 203 casos suspeitos e 17 prováveis seguem em investigação e 159 foram descartados.

    Saiba mais: Município vizinho a Petrópolis notifica o primeiro caso de varíola dos macacos

    Os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes, de qualquer idade, apresentam início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva para Monkeypox única ou múltipla, em qualquer parte do corpo. Também podem apresentar edema nos órgão genitais, podendo estar associada a outros sinais e sintomas.

    Os casos prováveis são aqueles em que o paciente teve algum tipo de contato com uma pessoa que esteja com a doença, como: exposição próxima e prolongada, sem proteção respiratória, ou contato físico direto com parcerias múltiplas e/ou desconhecidas nos 21 dias anteriores ao início dos sinais; contato com materiais contaminados, como roupas de cama e banho ou utensílios pessoais de um caso provável ou confirmado de Monkeypox e trabalhadores da saúde sem uso adequado de equipamentos de proteção individual que tiveram contato com caso provável ou confirmado de Monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

    Desde o primeiro caso suspeito registrado no estado, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES faz o monitoramento diário dos casos, em parceria com os laboratórios de referência da Fiocruz e da UFRJ e as secretarias municipais de Saúde.

    Em Petrópolis, em caso de surgimento de sintomas, as pessoas devem procurar qualquer uma das unidades de emergência do município, como UPAs Cascatinha, Centro e Itaipava ou Pronto Socorro Leônidas Sampaio. Já as gestantes e puérperas devem se dirigir ao Hospital Alcides Carneiro.

    Últimas