• Mais de 20 projetos de vacina contra Zika vírus estão em desenvolvimento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/03/2016 16:20

    A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse hoje (22) que a primeira grande onda de infecções pelo Zika vírus no mundo pode acabar antes que a vacina contra ele fique pronta. Segundo ela, 23 projetos estão em desenvolvimento nos Estados Unidos, na França, no Brasil, na Índia e na Áustria.

    "Especialistas concordam que o desenvolvimento de uma vacina contra o Zika vírus é imperativo", disse. "Projetos em andamento podem iniciar testes clínicos antes do fim de 2016, mas podem ser necessários anos até que uma vacina completamente testada e licenciada esteja disponível", completou. Esses primeiros estudos estão focados na disponibilidade da vacina para mulheres grávidas ou em idade reprodutiva, devido ao risco da microcefalia.

    Ainda de acordo com a diretora-geral da OMS, mais de 30 empresas trabalham atualmente no desenvolvimento de novos testes para diagnóstico da infecção por Zika. "No que diz respeito a novos produtos médicos, especialistas concordam que um teste para diagnóstico confiável e disponível no ato do atendimento é a mais urgente prioridade", afirmou. A ideia da Organização é criar análises para guiar o desenvolvimento desses testes e acelerar o processo para que esses produtos passem pela avaliação das agências reguladores em diversos países.

    Últimas