• Sobe para 18 mil o número de pessoas que ainda não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a covid

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/01/2022 18:22
    Por Vinícius Ferreira

    A cidade de Petrópolis vive uma nova onda da Covid-19, com filas para testagem nas unidades de saúde, agências bancárias fechando com mais de 100 casos registrados e com as taxas de ocupação de leitos clínicos e de UTI crescendo de forma preocupante, depois de quase chegar a zero no mês de dezembro. Um sinal de alerta nesse cenário é que, até terça-feira (25), 18.431 pessoas ainda não completaram o ciclo vacinal básico, com as duas doses das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

    Das 243.848 pessoas que tomaram a primeira dose dos imunizantes disponíveis, 225.417 voltaram para garantir a segunda dose. O que acontece em um momento em que a “Matriz de Risco”, do painel da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde é considerada alta. Segundo dados do painel, até ontem eram 463 casos ativos da doença, que tem sido impulsionada pelos variante Ômicron, que já tem 142 casos confirmados no Estado, sendo pelo menos três deles de pessoas de Petrópolis. Atualmente, 61,22% dos leitos clínicos do SUS estão ocupados e de UTI são 53,57%.

    Um cenário que pode ser ainda pior. Nesta semana, a Defensoria Pública cobrou do município quais as medidas de testagem da Covid-19 que estão sendo aplicadas em Petrópolis. O 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria, pediu para que a Prefeitura informasse se há risco de desabastecimento de testes para diagnóstico covid e se há atraso na entrega dos resultados. Tendo em vista, que o Painel Covid-19 da Secretaria de Saúde, está com números desatualizados. Além disso, pediu que a secretaria de Saúde informasse se haverá alguma medida sanitária mais restritiva diante do avanço de casos e aumento da curva de contágio neste mês.

    Em contrapartida ao avanço do vírus e ao alto número de pessoas que ainda não concluíram o ciclo vacinal, no último fim de semana, a secretaria de Saúde deu início a campanha de vacinação em três pontos extras aos domingos. No primeiro dia foram aplicadas 753 doses da vacina contra a Covid-19, no Hipershopping Petrópolis (Alto da Serra), Parque Municipal (Itaipava) e UBS do Quitandinha. As equipes da secretaria de Saúde aplicaram 699 doses de reforço, das quais 27 apenas foram de segunda dose, 25 de primeira e duas doses adicionais para imunossuprimidos.

    Outros números da imunização

    Outras 6.805 tomaram a dose única do imunizante da Janssen. Além disso, vale ressaltar que 82.957 pessoas tomaram a dose de reforço, 1.267 doses adicionais foram aplicadas em imunossuprimidos e 2.756 em crianças de 5 a 11 anos.

    Últimas