Após Petrópolis entrar em estado de calamidade pública, causado pelas chuvas do início do ano, foi autorizado aos trabalhadores do município a realização da solicitação do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Até o momento, 15.625 petropolitanos realizaram o solicitaram o benefício. Após intervenção do Ministério Público Federal, neste mês, a Caixa anunciou a ampliação do prazo para solicitar o serviço, a documentação pode ser enviada pelo aplicativo FGTS até o dia 20 de outubro.
Para solicitar o saque, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Leia também: Ministério Público vai à Justiça para que a Caixa prorrogue o prazo do Saque Calamidade
Para solicitar o saque é necessário realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; escolher a opção “Meus Saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” e acessar a cidade; encaminhar foto do documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes do decreto de calamidade, (aqueles que, devido às tragédias, não tiverem o comprovante de residência, podem solicitar uma Declaração de Residência à Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128, Morin); selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa ou outro banco e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso o saque seja aprovado, é de cinco dias úteis.
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato pelo Fale Conosco 0800 726 0207.