• Mais de 14 milhões de toneladas de plástico estão no fundo do oceano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/10/2020 11:55

    Pelo menos 14 milhões de toneladas de peças de plástico com menos de 5 mm de largura possivelmente estão no fundo dos oceanos do mundo, de acordo com uma estimativa baseada em uma nova pesquisa.

    A análise de sedimentos oceânicos em profundidades de até 3 km sugere que pode haver mais de 30 vezes mais plástico no fundo do oceano do que flutuando na superfície. A agência científica do governo da Austrália, CSIRO, coletou e analisou núcleos do fundo dos oceanos tirados em seis locais remotos a cerca de 300 km da costa sul do país, na Grande Baía Australiana.

    Os pesquisadores analisaram 51 amostras e descobriram que, após excluir o peso da água, cada grama de sedimento continha uma média de 1,26 pedaços de micro plástico. Os micro plásticos têm 5 mm ou menos de diâmetro e são principalmente o resultado de itens maiores de plástico se quebrando em pedaços cada vez menores.  Reprimir a maré de plástico que entra nos cursos de água e nos oceanos do mundo surgiu como um grande desafio internacional.

    A Dra. Denise Hardesty, pesquisadora principal do CSIRO e co-autora da pesquisa publicada na revista Frontiers in Marine Science, disse ao Guardian que encontrar micro plásticos em um local tão remoto e em tais profundidades “aponta para a ubiquidade dos plásticos, não importa onde você esteja no mundo ”. “Isso significa que está em toda a coluna d’água. Isso nos dá uma pausa para pensar sobre o mundo em que vivemos e o impacto de nossos hábitos de consumo no que é considerado um lugar mais primitivo”, disse ela. “Precisamos ter certeza de que o grande azul não é uma grande cova de lixo. Esta é mais uma evidência de que precisamos parar com isso na fonte.”

    Os testemunhos foram perfurados em março e abril de 2017 entre 288km e 349km da costa, em profundidades entre 1.655 metros e 3.016 metros. Hardesty disse que não era possível saber a idade dos pedaços de plástico ou de que tipo de objeto um dia fizeram parte.

    Mas ela disse que o formato das peças sob o microscópio sugere que já foram itens de consumo.

    Para o estudo, os pesquisadores extrapolaram a quantidade de plástico encontrada em suas amostras de núcleo e de pesquisas de outras organizações para concluir que até 14,4 milhões de toneladas de micro plástico estavam agora no fundo do oceano em todo o mundo.

    Embora possa parecer um número grande, Hardesty disse que era pequeno em comparação com a quantidade de plásticos que provavelmente entram no oceano a cada ano. Em setembro, um estudo estimou que em 2016 entre 19 milhões e 23 milhões de toneladas de plástico chegaram aos rios e oceanos. Um estudo anterior na revista Science estimou que cerca de 8,5 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos todos os anos. Outro estudo estimou que há 250.000 toneladas de plástico flutuando na superfície do oceano. No último artigo, os autores observam que sua estimativa do peso dos micro plásticos no fundo do oceano é entre 34 e 57 vezes o que pode ser na superfície.

    Hardesty disse que havia imperfeições nas estimativas, mas elas foram baseadas nas melhores informações disponíveis. “É útil dar às pessoas uma noção do escopo e da escala de que estamos falando”, disse ela.

    Mas ela disse que a quantidade de plástico no fundo do oceano era relativamente pequena em comparação com todos os plásticos sendo liberados, sugerindo que os sedimentos do fundo do mar não eram atualmente um grande local de descanso para os plásticos.

    Ela disse acreditar que a grande maioria dos plásticos está realmente se acumulando no litoral. “Há muito mais coisas presas na terra do que no mar”, disse ela.

    A Dra. Julia Reisser, bióloga marinha do Instituto de Oceanos da University of Western Australia, pesquisa a poluição por plástico há 15 anos. “A comunidade de ciência marinha tem estado realmente obcecada em descobrir onde está o plástico”, disse Reisser, que não esteve envolvido no estudo.

    Vários métodos científicos foram necessários para entender o impacto potencial dos plásticos na vida selvagem do oceano. Plásticos maiores podem emaranhar a vida selvagem, enquanto micro plásticos e peças ainda menores podem ser consumidos por uma variedade de espécies, desde plâncton até baleias.

    Ela disse que o novo estudo foi uma contribuição importante para os esforços globais e espera que os dados do mar profundo da Austrália possam ser combinados com outros esforços em todo o mundo para estudos futuros para obter uma imagem mais precisa.

    Reisser também fundou uma nova organização para investigar novos plásticos usando algas marinhas como material básico.

    “Acho que o destino final desses plásticos marinhos é o fundo do mar, mas estamos longe de estar em equilíbrio”. Se pudéssemos viajar mil anos no futuro, esse plástico teria se fragmentado lentamente e sido removido de nossa costa.”

    Líderes de mais de 70 países assinaram um compromisso voluntário em setembro para reverter a perda de biodiversidade, que incluía a meta de impedir que o plástico entre no oceano até 2050. Os principais países que não assinaram o compromisso incluem Estados Unidos, Brasil, China, Rússia, Índia e Austrália.

    Fonte: ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

    Últimas