Mais de 12 mil pessoas já tomaram a vacina contra a febre amarela em apenas três dias
Mais de 12 mil pessoas já se imunizaram contra a febre amarela em apenas três dias. A campanha de vacinação começou no sábado (19) no Centro de Saúde (na Rua Santos Dumont) e no Setor de Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp). Hoje (20) a vacina chegou nos postos da área rural – Brejal, Posse, Pedro do Rio, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim, Araras, Fazenda Inglesa e Quitandinha – e a partir de amanhã (21), as doses já estarão disponíveis em todos os 37 postos de saúde da família, oito unidades básicas de saúde, no Ambulatório Wilson Martelli no Hospital Alcides Carneiro e no Ambulatório Escola, em Cascatinha. A primeira remessa de vacina, com 75 mil doses, chegou na sexta-feira (17) quando a Secretaria de Estado de Saúde incluiu Petrópolis na zona de bloqueio contra a doença, após ser encontrado na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, um macaco morto com suspeita de febre amarela. A previsão é que toda a população do Estado seja vacinada até o fim do ano.
No PSF do Caxambu, a vacina chegou de manhã e a população já pode se vacinar. "Estava indo para o Centro de Saúde quando vi que a vacina estava chegando. Aqui não tem tanta fila e é mais perto de casa", disse a Viviane Casimiro Campos, de 27 anos. Além dela, os dois filhos se nove e três anos também foram imunizados. O morador Ricardo Tavares de Azevedo, de 51 anos, que foi ao posto buscar medicação também aproveitou para tomar a vacina. "Não sabia que os postos dariam a vacina. É mais prático", disse.
Segundo a Secretaria de Saúde, no Centro de Saúde e no Setor de de Epidemiologia, a vacinação continua e será em sistema de cotas com a distribuição de 400 senhas por dia. "A vacinação é preventiva e não emergencial. As pessoas podem se vacinar com tranqüilidade nos postos perto de suas casas”, ressaltou o prefeito Bernardo Rossi.
Além do macaco encontrado morto em Juiz de Fora, o registro de dois casos em Casimiro de Abreu, Região dos Lagos no Rio de Janeiro, sendo um óbito, acendeu o alerta nas autoridades do Estado. A secretaria de Estado de Saúde ampliou a zona de bloqueio contra a doença e antecipou a campanha de vacinação.
A vacina contra a febre amarela tem validade de 10 anos e é contraindicada em alguns casos. “Ela é um vírus vivo atenuado, por isso nem todas as pessoas podem tomar. Crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas não devem tomar a dose”, explicou o infectologista Paulo César. Para tomar a vacina é preciso levar um documento de identificação e para os menores de 18 anos a Caderneta de Vacinação.
Quem deve tomar a vacina:
– Crianças a partir de 9 meses e adultos com até até 59 anos
– Crianças com até 4 anos precisam de duas doses com intervalo de 30 dias
– Crianças a partir de 5 anos e adultos devem ser vacinados com uma dose comk intervalo de 10 anos
Quem não pode tomar a vacina:
– Gestantes, mulheres pós-parto ou que estejam amamentando
– Alérgicos a ovo
– Portadores de HIV
– Pessoas com doenças autoimunes ou neurológicas
– Pessoas com mais de 60 anos precisam apresentar atestado
Reações que a vacina pode ocasionar:
– Vômito
– Febre
– Dor de cabeça
– Vermelhidão na pele
* Nos idosos os sintomas podem aparecer com mais gravidade