• Mais 7 mil propriedades rurais foram afetadas pelas chuvas no Estado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/04/2022 03:00

    Somente a chuva de janeiro deste ano causou prejuízos a mais de 7,3 mil propriedades rurais em todo o Estado. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-Rio), os danos chegam a R$ 35 milhões na agricultura familiar. Os dados foram apresentados à Alerj, que promoveu uma audiência pública para debater o impacto na produção agrícola do Estado. E um dos problemas apontados na reunião é a falta de estrutura logística para a chegada de insumos e escoamento da produção. 

    Estradas vicinais

    E esse problema, a agricultura familiar conhece bem aqui na cidade. Além das reclamações recorrentes dos produtores da região do Brejal, sobre as péssimas condições das estradas vicinais, os produtores do Caxambu ficaram isolados por mais de uma semana após as chuvas do dia 15 de fevereiro. Lá, a coisa também ficou feia. Sem acesso, parte da produção não pode ser escoada. Prejuízo também para a agricultura local. 

    Recuperação fiscal

    O Governo do Estado está apostando as fichas em uma audiência de conciliação para tentar inclusão do Rio no novo Regime de Recuperação Fiscal. Mesmo depois de vários encontros com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e ajustes no plano, Cláudio Castro ainda não conseguiu o aval definitivo para a inclusão no regime. Na última semana, depois da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional rejeitar a proposta do Estado, Guedes teve que barrar o plano. Foi marcada então, pelo STF, uma audiência de conciliação no próximo dia 25, pra tentar resolver a situação. 

    Pedrita

    E um leitor da coluna também tem sugestão para batizar a moeda social que a prefeitura vai criar: Pedrita.

    Olha quem voltou? O designer @edsoncustoodio voltou a postar suas produções incríveis no Instagram. E Partisans não poderia deixar de compartilhar a imagem da torre dos Vingadores na Rua do Imperador. Concordamos com Edson, Petrópolis está precisando mesmo de uma forcinha de super heróis. 

    Prevenção de calamidades

    O Estado do Rio pode ganhar uma subsecretaria Estadual de Prevenção de Calamidades e Desastres Naturais, vinculada à Secretaria de Estado de Defesa Civil. É o que prevê o projeto de lei de autoria dos deputados Carlos Macedo (REP), Tia Lu (REP) e Danniel Librelon (REP), aprovado na última quinta-feira, na Alerj. De acordo com o projeto, a subsecretaria ficará responsável por analisar exclusivamente possíveis tragédias e atuar em diferentes frentes na prevenção de desastres. Partisans achou a iniciativa ótima, apesar de achar que a Defesa Civil já fazia isso… 

    Audiência na Câmara

    Hoje, às 10h30, os senadores Romário (PL-RJ) e Carlos Portinho (PL-RJ) estarão na Câmara Municipal para uma audiência da Comissão Externa Temporária do Senado Federal que acompanha as ações do município após as chuvas de fevereiro e março. É uma boa oportunidade para o cidadão ir debater sobre o que precisa ser feito para a recuperação da cidade. 

    Neste fim de semana, mais de 800 ciclistas de vários lugares do Brasil e do mundo enfrentaram a chuva e lama, na Copa Internacional de Mountain Bike Michelin, no Vale do Cuiabá. O evento antecede a Copa Mundial Mercedes-Benz de Mountain Bike que acontece no próximo fim de semana, no mesmo local. (Foto: Ney Evangelista)

    Rock The Mountain

    Já viram que está rolando promoção de sorteio de ingressos para o Festival Rock The Mountain, no Instagram da Tribuna? Será sorteado um par de passaporte de 2 dias de festival para os dias 16 e 17 de abril. As instruções são bem simples, e você pode conferir no perfil da @tribunadepetropolis. O sorteio acontece no dia 13 de abril, também pelas redes sociais. 

    TI para mulheres

    O Programa Serratec inaugurou na última sexta, uma nova modalidade de qualificação em Tecnologia da Informação: Infraestrutura das Redes. A novidade é que são oferecidas 35 vagas exclusivamente para mulheres, bacana, né? O programa é realizado em parceria com  a Firjan Senai, Sinditec e Orange Foundation, é gratuito e as aulas são online e ao vivo, vão de março a julho. 

    Últimas