• Mais 41 cães farejadores vão reforçar as buscas por desaparecidos em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/02/2022 16:26
    Por Jussara Madeira

    O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) está enviando para Petrópolis mais 41 cães farejadores para atuar nas buscas de vítimas que continuam soterradas após os deslizamentos de terça-feira (15). Até a última atualização, 218 pessoas continuam desaparecidas, segundo a Polícia Civil. O Corpo de Bombeiros atualizou, nesta tarde, o número de óbitos na cidade. Já são 136 pessoas que perderam a vida na tragédia. A Defesa Civil do Estado faz um apelo para que as pessoas acreditem no trabalho dos bombeiros.

    O reforço foi comunicado durante coletiva de imprensa do presidente Jair Bolsonaro no fim da manhã desta sexta (18), pelo secretário de Defesa Civil do Estado, Leandro Monteiro. De acordo com ele, o reforço dos cães farejadores virão por meio do Ligabom de diferentes estados, como São Paulo, Espírito Santo, Goiás e ainda do Distrito Federal.

    Os animais darão suporte aos 16 cães que atualmente atuam no município. Segundo dados oficiais da Prefeitura de Petrópolis, das 553 ocorrências registradas pela Defesa Civil desde a última terça-feira (15), 436 são de deslizamentos de terra, além dos 29 alagamentos e ainda 88 avaliações de riscos.

    “Já acionei a ajuda de cães farejadores. Nas próximas horas estaremos recebendo mais 41 cães para atuar aqui em Petrópolis. Esse reforço vem porque os cães precisam de um descanso. O descanso é de pelo menos 12 horas, eles estão trabalhando em escala”, explicou o secretário.

    Acreditem no Corpo de Bombeiros

    Segundo o secretário de Defesa Civil, num primeiro momento, 120 bombeiros militares do 15º GBM atuaram no município durante o temporal de terça-feira (15). Imediatamente foi colocado em operação o Plano de Contingência do Estado.

    “Em cerca de 4 a 5 horas, já tínhamos 500 militares atuando em Petrópolis, estamos trabalhando muito nos escombros. Eu peço uma ajuda aos senhores: os moradores que estão em áreas de risco precisam abandonar as suas casas para se deslocarem para os abrigos montados pela Defesa Civil municipal. Está chovendo muito em Petrópolis, nas últimas 24 horas choveu 70 milímetros. Então acreditem no trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil”, apelo.

    “Todo o plano que podemos acionar em relação à Defesa Civil Estadual e ao Corpo de Bombeiros Militar está sendo montado, está sendo planejado. Então, acreditem no trabalho do Corpo de Bombeiros”, finalizou.

    Últimas