• Mais 112 crianças de escolas do município recebem óculos de grau

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/10/2017 14:15

    “Eu estou muito feliz e prometo que vou usar os óculos todos os dias na escola. Vou mostrar para todos os meus amiguinhos o meu óculos roxo, esse é o mais bonito!”, comemora a pequena Lavínia, 7 anos. Moradora do Siméria, a pequena é uma das 112 crianças da rede pública de ensino que receberam gratuitamente, neste sábado (21), óculos de grau na conclusão da primeira fase do projeto “Visão do Futuro” e assistiram a sessão de cinema realizada no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

     Com olhares atentos e curiosos, as crianças aguardavam a entregas dos óculos que foi proporcionada por meio de uma ação social II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis em parceria com a Prefeitura. Após a entrega, foi exibido o filme “As Aventuras de Colombo”.

     “É uma grande emoção e o sentimento de dever cumprindo. Hoje termos tantas crianças aqui assistindo a esse filme, apreciando cada detalhe graças ao óculos. Hoje sabemos que essas crianças terão um rendimento escolar melhor e um futuro de aprendizado de qualidade”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi, que participou do evento.

    O projeto do município, segundo Rossi, é zerar a demanda por óculos de grau entre os alunos da rede pública de ensino, em parceria com a Carl Zeiss e a Óticas da Carol na doação das lentes e armações e da Secretaria de Saúde viabilizando as consultas oftalmológicas gradativamente na Clínica Santa Júlia, conveniada ao SUS. A expectativa é que 500 crianças sejam contempladas na nova fase do projeto “Visão do Futuro” já no próximo semestre.

    O secretário de Saúde Silmar Fortes explica que inicialmente o projeto do Festival Imperial de Cinema contemplava 200 crianças, mas das 1.720 avaliadas nas escolas, apenas 112 precisaram dos óculos de grau. Silmar Fortes relembra que durante o processo 60 professores da rede púbica foram capacitados para realizar o exame de acuidade visual e 261 consultas oftalmológicas foram oferecidas – 115 na Clínica Santa Júlia e 146 na Oftalmo Clínica de Petrópolis.

     “Temos o programa em conjunto com a Educação que é o Saúde na Escola e vamos dar continuidade nas seleções dos alunos e encaminhamentos para a Santa Júlia, agora será de fundamental ajuda a integração com a Assistência Social no acompanhamento das crianças e das famílias para que elas mantenham o uso dos óculos diariamente”, avalia Silmar Fortes.



    Últimas