Maiores campeões, Grêmio e Cruzeiro iniciam duelo nas oitavas da Copa do Brasil
A Copa do Brasil chegou à sua reta final com apenas 16 times vivos na disputa. Nesta quarta-feira, serão realizados mais sete jogos de ida das oitavas de final. Um deles será muito especial, pois reúne os dois maiores vencedores do torneio: Cruzeiro e Grêmio, que se enfrentam na arena tricolor, em Porto Alegre (RS), a partir das 19h30. A partida de volta está marcada para quarta-feira (31), às 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
O maior campeão é o Cruzeiro, com seis títulos. O primeiro deles foi há 30 anos, em 1993. Depois ainda ganhou em 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Os mineiros ainda ficaram com o vice em 1998 e 2014. Já o Grêmio aparece em segundo na lista com cinco títulos: 1989, 1994, 1997, 2001 e o último em 2016, há sete anos. O time gaúcho também chegou à final em outras quatro oportunidades, mas ficou com o vice: 1991, 1993, 1995 e 2020.
Uma dessas vezes, em 1993, caiu justamente para o Cruzeiro, que viria a conquistar seu primeiro título após empatar sem gols no primeiro jogo, em Porto Alegre (RS), e vencer o segundo, por 2 a 1, em Belo Horizonte (MG). Como em todas as competições da CBF, em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. Por estarem nas oitavas, cada clube garantiu mais R$ 3,3 milhões. Quem avançar às quartas, garante outros R$ 4,3 milhões.
Os times chegam em momentos um pouco diferentes. O Grêmio não vence há três jogos no Brasileirão, incluindo a goleada por 4 a 1 diante do Palmeiras. Além disso, precisa se preocupar com a próxima rodada, em que terá o clássico com o Internacional. O Cruzeiro venceu cinco dos últimos seis jogos na temporada, incluindo o próprio Grêmio, por 1 a 0, e o clássico com o América-MG, por 4 a 0, ambos pelo Brasileirão.
O técnico Renato Gaúcho deve fazer alguns ajustes na escalação do Grêmio. Recuperado de um entorse no tornozelo, o lateral-direito Fábio retorna e deve ser titular. Os meias Carballo e Bitello também estão à disposição, mas apenas o segundo deve começar jogando. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa, que pode ser negociado, ficou fora da lista de relacionados.
Ciente de que o time precisa melhorar, Renato Gaúcho pediu o apoio do torcedor. “O torcedor tem que ir, lotar a Arena. É uma competição que o grupo gosta, estamos acostumados. Mais do que nunca, precisamos da ajuda do torcedor e, por isso, estou pedindo para comparecerem. Temos trabalhado para melhorar a cada jogo e voltar a agradar o torcedor”, explicou.
No Cruzeiro, a base do time que goleou o América-MG deve ser mantida. O técnico Pepa não tem nenhum novo retorno ou desfalque. O volante Fernando Henrique e o meia Mateus Vital, que se recuperam de lesões, seguem fora, assim como o volante Richard, que teve nome citado no esquema de apostas e foi afastado preventivamente, embora ainda não tenha sido denunciado ou virado réu.
Feliz com o momento, Pepa quer manter os pés no chão, mas pediu para o time aproveitar a boa fase. “Todos sabemos que futebol é momento. Fico feliz com o reconhecimento da torcida, mas não me deixo levar por isso, assim como não ficarei depressivo quando tivermos uma fase negativa e eles me vaiarem. Futebol é assim mesmo, mas precisamos usar esse bom momento para seguir conquistando bons resultados na temporada, incluindo nosso próximo desafio que é o Grêmio”, projetou.