• Maior livraria flutuante do mundo fica até domingo no Rio de Janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2019 17:40

    O navio Logos Hope, considerado a maior livraria flutuante do mundo, com seus 132,5 metros de comprimento e nove andares, vai permanecer ancorado no Píer da Praça Mauá, zona portuária da capital fluminense, até o próximo domingo (6). A embarcação chegou ao Rio de Janeiro no último dia 18, vinda de Santos (SP), onde ficou ancorada no mês de agosto, depois de visitar a Argentina.

    Leia também: Palácio de Cristal recebe evento gratuito no fim de semana de Dia das Crianças

    O navio pertence à organização internacional cristã Good Books for All Ships (GBA Ships), sediada na Alemanha, que já teve outros três navios livrarias com os quais começou a navegar na década de 1970. Atualmente, apenas o Logos Hope percorre o mundo oferecendo aos visitantes cinco mil títulos em inglês e português, no total de 800 mil livros, divididos entre literatura infantil, culinária, ciência, hobbies, autoajuda, liderança, dicionários, literatura cristã, entre outros segmentos literários. Há alguns títulos também em espanhol.

    Leia também: Exposição de pintura em porcelana será aberta nesta sexta no Centro

    Para adquirir um livro, a pessoa pode pagar em dinheiro, no caso do Brasil em reais, ou em cartão de crédito com bandeira internacional Visa ou Mastercard.

    Cidade

    A livraria funciona no quarto piso da embarcação, onde há também uma cafeteria. A tripulação é formada por 400 pessoas de 60 países, que ficam embarcadas por cerca de dois anos.

    A coordenadora de Projetos do Logos Hope, Raquel Menezes, disse que nos demais andares há uma escola para filhos dos tripulantes voluntários, além de escritórios, cabines, cozinha e uma clínica médica. “É uma verdadeira cidade aqui dentro”, disse Raquel Menezes. “É realmente uma casa. As pessoas moram aqui”, acrescentou.

    Não é preciso agendamento prévio para visitar o navio livraria. O horário de funcionamento é de terça-feira a quinta-feira, das 10h às 20h; sexta e sábado, das 10h às 21h; e, no domingo, das 14h às 21h. A entrada custa R$ 5, mas adultos com mais de 60 anos e crianças menores de 12 anos acompanhadas por um adulto não pagam.

    Neste domingo (6), a equipe internacional do navio apresentará, em português, a peça infantil O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, em duas sessões, às 14h30 e às 18h30. A peça é recomendada para maiores de 7 anos de idade. Os ingressos custam R$ 20.

    Além de trabalharem na embarcação, os tripulantes saem do navio para oferecer ajuda a organizações locais que desenvolvem projetos em comunidades carentes.

    Primeira visita

    Esta é a primeira visita do Logos Hope ao Brasil. A última vez que um dos navios livrarias esteve no país foi há 28 anos. Depois do Rio de Janeiro, o Logos Hope visitará Vitória (ES), Salvador (BA) e Belém (PA), retornando a seguir para o Caribe, onde ficou durante 12 meses, em 2017. De lá, rumará para a Europa.

    Durante os últimos 47 anos, os navios da GBA receberam mais de 47 milhões de visitantes em mais de 160 países e territórios em todo o mundo. Seu compromisso é fornecer conhecimento, ajuda e esperança às nações que visitam, além de promover a boa vontade e compreensão entre os países. Maior navio livraria da GBA Ships, o Logos Hope iniciou seu serviço em 2009.

    De acordo com informação da GBA Ships, ninguém no Logos Hope recebe salário, independentemente da posição que ocupar a bordo. Cada membro da tripulação levantou patrocínio para cobrir os custos de seu período de dois anos de serviço.

     

    Últimas