
Ação serve para conscientizar sobre a violência no trânsito e mostrar o tempo de resposta das equipes de resgate
**Matéria atualizada às 17h33
Em meio às atividades do Maio Amarelo, um simulado de acidente de trânsito acontecerá, nesta terça-feira (20), na Rua do Imperador, próximo ao Obelisco, e vai envolver a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A pista ficará interditada das 9h às 11h.
Agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) vão sinalizar o trecho do lado par da Rua do Imperador, em frente ao Obelisco. Os motoristas que seguirão pela Rua do Imperador, vão precisar fazer um desvio, acessando primeiro a Rua da Imperatriz, na altura da Praça dos Expedicionários. Dali, seguem até a ponte em mão inglesa para fazer o retorno (em frente ao Museu Municipal), seguindo de volta pela Imperatriz, para acessar a Rua do Imperador e contornando a Praça Dom Pedro II.
“Até às 9h50, os motoristas que forem seguir da Rua da Imperatriz para a Paulo Barbosa, por exemplo, poderão fazer o acesso normalmente, contornando o Obelisco. Mas, a partir desse horário, esse acesso também será interditado. Assim, o motorista que quiser acessar o lado ímpar da Rua do Imperador vai precisar seguir pelo lado par e fazer o retorno já na altura do antigo fórum”, explica o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
Na última quinta-feira (15), uma reunião na sede do Corpo de Bombeiros definiu a dinâmica do simulado.
“Teremos um carro vindo da Rua da Imperatriz, que vai simular uma entrada acidental na contramão no trecho ali da Praça Dom Pedro II, emulando uma colisão frontal com outro carro e envolvendo ainda uma moto e pedestres. Essa ação serve para mostrar as consequências da imprudência no trânsito, mas também a capacidade de reação e tempo de resposta das nossas equipes de trânsito, resgate e saúde”, acrescentou Luciano.
A campanha internacional de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo, conta com mais de 50 atividades em Petrópolis, promovidas pela Prefeitura e parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Petrópolis), a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros.
Leia também sobre Petrópolis e região: