• Mãe e filha compartilham o cuidado pela natureza em um espaço dedicado ao autoconhecimento no Vale das Videiras, em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Fundado há 7 anos por Regina Tavares, 82 anos, e Cristina Gomes, 59 anos, mãe e filha, o Nalagoa se destaca como um local de experiências no Vale das Videiras, em Petrópolis. O objetivo inicial era simples: compartilhar vivências e oferecer um espaço dedicado ao autoconhecimento. De lá para cá, já foram sediados mais de 80 retiros.

    Marcado por uma série de eventos aparentemente fortuitos, o NaLagoa ganhou vida em 2017. “As coisas foram acontecendo meio por acaso, mas com muita fluidez. Enquanto trabalhávamos nas redondezas do curral, fazendo as obras e cuidando do jardim, percebemos uma árvore que estava praticamente morta bem em frente. Naquela época, eu havia adquirido um cristal em Piracanga e decidi colocá-lo dentro da árvore. Em pouco tempo, quase na conclusão das obras, a árvore havia se transformado completamente, como se tivesse renascido. Senti isso como uma confirmação de que estávamos no caminho certo”, conta Cristiana. 

    Para a petropolitana, o trabalho realizado no espaço é uma responsabilidade que ela compartilha com alegria com sua mãe. “É muito especial trabalhar com ela, porque de certa forma movimentou muita coisa dentro e fora de nós. Nos aproximamos mais e ela vibra e me apoia em todos os sentidos. Na verdade, ela é a grande guardiã deste espaço. A força que ela emana vem da relação dela com a natureza e este é o grande resgate que a humanidade está precisando, se reconectar com a natureza. Este planeta é a nossa casa e não tem plano B, somos um único organismo vivo que precisa ser cuidado com amor. Esta é a grande cura”, explica Cristiana.

    As qualidades práticas e intuitivas de Regina na administração da fazenda inspiram a filha em seu próprio papel no negócio. “Gosto de compartilhar o que aprendo com ela com os participantes dos retiros. Apesar de ser muito prática e racional, ela tem uma relação muito intuitiva com a terra e isso é um grande bônus. Isso veio dos anos todos que ela já mora aqui [31 anos] e de outras experiências que ela teve na vida como fazendeira. É muita sabedoria nativa. A vida na natureza pode ser muito simples e, ao mesmo tempo, é uma escola para o autoconhecimento”, afirma.

    Ao longo dos anos, o Espaço Nalagoa tem desempenhado um papel significativo no Vale das Videiras. “Observamos o surgimento de outros espaços aqui no Vale. Acreditamos que isso seja um reflexo da energia positiva emanada por este lugar. À medida que a comunidade reconhece a existência de locais como o nosso, ela passa a valorizar ainda mais os recursos disponíveis aqui. Isso fortalece o senso de pertencimento e a conexão com o lugar que chamamos de lar”, destaca a guardiã do espaço. 

    No próximo mês, está programado um retiro no espaço, o “Há de ser leve”, que ocorrerá de 7 a 9 de junho. O evento oferecerá uma oportunidade para os participantes explorarem padrões pessoais e compreenderem as razões por trás do peso emocional carregado ao longo da vida, através dos chakras. Como parte de uma promoção especial em comemoração ao Dia das Mães, mães e filhas que se inscreverem juntas terão direito a um desconto de 25%.

    O Espaço Nalagoa está localizado na Estrada Almirante Paulo Meira, km 18, Vale das Videiras. Para mais informações sobre a agenda de eventos, alguns gratuitos, dias e horários das práticas de yoga, meditação e retiros, acesse o perfil no Instagram.

    Últimas