• Madrugada mais fria do ano registra 4ºC no Rocio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/07/2019 12:43

    A frente fria que chegou na Região Serrana na última terça-feira fez com que a madrugada dessa quarta-feira (18) fosse a mais fria do ano registrada em Petrópolis. No Pico do Couto, onde há a estação meteorológica da cidade, foi registrado 4ºC, além da umidade no ar de 98%, o que potencializou a sensação de frio. Os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estimam que a temperatura vai voltar a cair significativamente na noite desta sexta-feira também, já que a temperatura média pode variar entre 3ºC e 15ºC. O fenômeno propicia inúmeras doenças respiratórias e faz diversos tipos de alergia se manifestarem intensamente.

    Leia mais: Nova frente fria volta a derrubar as temperaturas em Petrópolis

    Segundo o Inmet, a intensidade desta frente fria não era esperada, já que ela vinha do litoral e então perderia um pouco da força quando chegasse à Serra. Apesar disso, os especialistas indicam que, até o próximo domingo, as temperaturas devem voltar a subir um pouco. “O que houve é que um sistema de alta pressão trouxe esta frente fria, e ela atingiu todo o oceano e também a costa do continente, provocando a queda de temperatura. Além da friagem, há também chance de chuva fraca e chuviscos. Já era de conhecimento que as temperaturas cairiam, mas não sabíamos da força com que ela chegaria. O que influenciou neste fenômeno foi, sobretudo, a alta umidade da Serra, atualmente, inclusive durante as madrugadas. Tudo isso somado elevou ainda mais a sensação de frio, e ela deve voltar na madrugada de sexta para sábado”, explicou o meteorologista Olívio Bahia. O Inmet aponta também que, em Petrópolis, as condições estarão favoráveis a ventos com rajadas de 60 km/h a 80 km/h.

    No começo da última semana, outra frente fria já havia feito com que a temperatura despencasse nas cidades da Região Serrana. Até então, a noite mais fria do ano registrada na cidade havia sido de 6ºC. Desde então, os petropolitanos já estavam sentindo a intensidade o frio deste período de inverno, fato que obrigou a população a usar aquele casaco encostado no armário. A dica é que as pessoas se mantenham sempre agasalhadas, mesmo dentro de casa, já que a exposição à friagem excessiva pode causar gripes e resfriados, além de propiciar ataques alérgicos. Além dos casacos, os gorros, as luvas e os cachecóis também são excelentes acompanhamentos para se proteger das baixas temperaturas.

    Últimas