• Macron classifica tarifas impostas por países poderosos como uma forma de ‘chantagem’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/jun 15:18
    Por Isabella Pugliese Vellani* / Estadão

    O presidente da França, Emmanuel Macron, classificou as tarifas impostas por países poderosos como uma forma de “chantagem” e não como instrumentos para reequilibrar o comércio. A declaração foi dada nesta segunda-feira, 30, na Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento em Sevilha, Espanha.

    “Precisamos restaurar a liberdade e a equidade no comércio internacional, muito mais do que barreiras e tarifas, que são criadas pelos mais fortes e que são frequentemente usadas como instrumentos de chantagem, e não como instrumentos de reequilíbrio”, disse o francês, segundo a Reuters.

    Na ocasião, ele ressaltou que “trazer de volta guerra comercial e tarifas é uma aberração” – especialmente quando impostas para países “que estão apenas começando seu desenvolvimento econômico” – e que nem o país nem a União Europeia (UE) serão dissuadidos pela tendência de unilateralismo liderada pelos Estados Unidos. “A mobilização coletiva ainda pode funcionar”, afirmou.

    A conferência também foi realizada enquanto diversos países enfrentam crescentes encargos de dívida, investimentos em declínio, diminuição da ajuda internacional e aumento das barreiras comerciais. Segundo o secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, “o financiamento é o motor do desenvolvimento. E agora, esse motor está engasgando” .

    *Com informações da Associated Press

    Últimas