• “Má fé”, diz prefeito sobre denúncias de superfaturamento de álcool em gel

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/04/2020 00:01

    Má fé 1

    Em suas redes sociais, ontem, em um vídeo gravado no depósito da Secretaria de Saúde, o prefeito Bernardo Rossi classificou como má fé os comentários de políticos – os já estabelecidos e os que almejam um cargo – sobre os preços praticados nas dispensas de licitações para a aquisição de material para o enfrentamento ao Covid-19. Ele chamou as críticas de atos políticos, covardia e tentativa de confundir a cabeça da população.

    Má fé 2

    Estão querendo “antecipar o período eleitoral e partidarizar o momento que estamos vivendo”, disse o prefeito. “A realidade é que o estoque está cheio”, frisou. “Pessoas políticas de qualquer natureza (sic) podem vir ajudar, mas agir de má fé para ver se consegue faltar álcool gel, torcer para não ter luva, para não ter EPI, aqui você não vai ter nada”, avisou. 

    Má fé 3

    “Vamos continuar trabalhando, custe o que custar”, falou, bravamente, Bernardo Rossi.  Peraí: custe o que custar? Partisans não puderam deixar de  observar a expressão, bem inapropriada, para o caso em que se denuncia altos custos do material comprado. Meme prontinho pras redes sociais. 

    Oooops!

    Mas, antes de começar a gravar “oficialmente”, as câmeras captaram um papinho em particular do prefeito com a secretária de Saúde, Fabíola Heck. Tava baixinho, mas os Partisans ouviram:

    “Mais 20, né?”, pergunta o prefeito.

    “E se liberar aqueles leitos também fica mais tranquilo pra semana que vem”, disse Fabíola.

    “E tinha lá com o SMH, mas não fomos”, afirmou Bernardo.

    “Tem dois internados, lá”, observou a secretária.

    “Eles estão tentando mais equipamentos”, disse o prefeito. 

    A possibilidade do teleatendimento na medicina já permitido no país começa a ter adeptos em Petrópolis. A oftalmologista Ana Luísa Aleixo está iniciando a prática por meio de convênios que já se organizam para o atendimento virtual.

    Pode não dar certo 1

    Partisans foram dar uma conferida no que os pré-candidatos a prefeito acham da CPI do Covid proposta pela Câmara dos Vereadores.  Coronel Vieira Neto não falou nada, não. Yuri Moura também nada disse e Alexandre Gurgel se limitou a reproduzir uma reportagem sobre o pedido apresentado por Gilda Beatriz e Jamil Sabrá. Nem Ramon Mello falou alguma coisa…

    Pode não dar certo 2

    Por outro lado, Partisans recomendam aos vereadores que querem abrir a CPI do Covid assistir a uma live de Marcus Curvelo, pré-candidato do PSB a prefeito.  Ele, sim, falou a respeito. E comunga da opinião dos Partisans que nem sempre uma CPI é o melhor caminho.

    Pode não dar certo 3

    O regimento interno da Câmara engessa a CPI, o governo normalmente judicializa a comissão (vide a CPI do Natal, suspensa) e ainda há o aspecto político agravado pelo ano eleitoral com todo mundo dizendo “jogaram pra plateia”. Reunir a documentação e entregar ao Ministério Público é a recomendação de Curvello. “Terão o conhecimento necessário para apurar”, diz ele. 

    Será que funciona?

    Membros do governo Bernardo Rossi estão mostrando nas redes sociais o “print” de um documento de filiação do PSB que mostra Alexandre Pessurno e Aloísio Barbosa. O primeiro é diretor do Hospital Clínico de Corrêas – aquele da treta com o governo que queria requisitar administrativamente a Casa Providência para Covid-19 e, o segundo, médico do HAC que assina um documento, com mais 11 colegas, denunciando falta de insumos  no Hospital. É uma tentativa de politizar as duas questões – polêmicas. Pode ter efeito contrário.

    Subnotificação do Covid-19

    O número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave até este mês de abril no Brasil é 418% maior em relação ao mesmo período do ano passado. São 62.263 hospitalizações contra 12.019 em 2019, segundo o Ministério da Saúde. A subnotificação dos casos de Covid-19, em todo o país, são explicadas por estes números.

    Não vai acabar bem

    Pela lei, o Diário Oficial do município precisa ir ao ar na página da Prefeitura na internet em 48 horas. Na quinta-feira , até às 18h, nenhuma nova edição tinha sido postada. E ontem uma nova edição, do dia 20,  apareceu na página com horário de postagem de quinta, às 12h18. Tem gente acompanhando.

    Dia 10

    O governador de Petrópol, ops, quer dizer, de São Paulo,  João Dória, anunciou a flexibilização do isolamento social a partir do dia 10. Como estamos seguindo muito destas determinações paulistas pode ser que aqui também seja adotado. 

    Dia das Mães

    Há um movimento de lojistas – em todo o país – para reabertura do comércio na semana que antecede o Dia das Mães, a melhor data comercial depois do Natal.

     

    Na terça, a montanha mais alta da Suíça, Zermatt Matterhorn, ficou iluminada com a nossa bandeira, em solidariedade ao povo brasileiro afetado pela Covid-19, uma iniciativa do artista Gerry Hofstetter, responsável pelas projeções. 

    Seja Solidário

    A campanha Seja Solidário, que une Prefeitura e sociedade civil entregou, m menos de um mês, 612 cestas básicas a famílias carentes. E os pontos de coleta – que estão em mercados, farmácias e pet shops – continuam funcionando para que mais pessoas sejam beneficiadas. Os pontos recebem alimentos, produtos de higiene pessoal e ração para os animais, que são entregues a famílias que tiveram a renda comprometida por conta do isolamento social para prevenir a Covid-19.

     

    Últimas