• Lula diz que governo terá programa para financiar ‘puxadinho’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/mar 07:21
    Por Sofia Aguiar e Geovani Bucci / Estadão

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta, 14, que quer anunciar “logo, logo” uma nova política de crédito, agora voltada para a reforma de casas. Segundo ele, a pessoa que quiser construir um “puxadinho” vai ter crédito para fazê-lo.

    A declaração foi feita durante cerimônia de entrega de 789 novas ambulâncias do Samu em Sorocaba, no interior de São Paulo. Na ocasião, o presidente confirmou também que irá anunciar na próxima terça-feira, 18, projeto que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais – uma promessa de campanha eleitoral.

    “Uma outra coisa que quero anunciar logo, logo é um crédito para reforma de casa. O cara que quer fazer um banheiro, um quarto a mais para filha, alguma coisa a mais na garagem, mais uma cozinha, ele vai ter crédito para fazer esse puxadinho”, disse o presidente. “É assim que a gente vai recuperar a grandeza do povo brasileiro.”

    Nesta semana, Lula já havia assinado medida provisória que reformula o crédito consignado para trabalhadores do setor privado. O consignado privado é um tipo de empréstimo em que o pagamento das parcelas é feito diretamente no contracheque, com desconto em folha. Assim, todos os trabalhadores com uma fonte de pagamento formal estarão aptos ao novo consignado.

    Estímulo

    O novo programa, batizado de “Crédito do Trabalhador”, entrará em operação pelos bancos oficiais e privados a partir de 21 de março e é uma aposta do governo para servir de estímulo extra para a economia.

    Apesar da defesa do governo, iniciativas desse tipo têm sido alvo de críticas de especialistas e no mercado, por acontecer num momento de alta da inflação – em fevereiro, o IPCA bateu em 1,31%, maior variação para o mês desde 2003 – e de expectativa de que o Banco Central mantenha a atual trajetória de alta dos juros. Na avaliação dos analistas, o programa deverá ter impacto sobre a atividade econômica e, por tabela, nos preços.

    Lula voltou ainda a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro devido à paralisação do programa Minha Casa, Minha Vida, que foi interrompido após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele afirmou que “prometeram Casa Verde e Amarela” e “não entregaram nada”.

    As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Últimas