Luiz Aquila e Lauro Cavalcanti são os convidados do próximo Encontro Plástico da Casa de Petrópolis
O bate-papo entre o artista Lauro Cavalcanti e o público acontece neste sábado (15), às 19h, com entrada franca
A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe, neste sábado (15), o arquiteto e antropólogo Lauro Cavalcanti, para um bate-papo com o artista plástico Luiz Aquila. Com entrada franca, o público poderá conversar com os dois a partir das 19h. A mostra “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista”, recorde de visitação, será o tema do encontro e fica em cartaz até domingo (16), das 10h às 16h.
“É muito estimulante para mim conversar com o público e com Lauro Cavalcanti, meu principal interlocutor”, comenta Luiz Aquila sobre o Encontro Plástico.
E não é à toa. Lauro Cavalcanti foi curador da retrospectiva de Luiz Aquila no Paço Imperial em 2013 e autor do livro “Quase Tudo – The Never Ending Tour” lançado durante a mostra. O livro estará à venda também no dia do evento e a renda será em benefício da Casa de Petrópolis. Lauro foi diretor do Paço Imperial e professor da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj). É também mestre e doutor em Antropologia Social pela UFRJ. Atualmente é diretor do Instituto Casa de Roberto Marinho.
Luiz Aquila é pintor, desenhista, gravador e professor, também é reconhecido pelo seu papel de orientador artístico da Geração 80. Como um dos mais importantes artistas brasileiros, o carioca Luiz Aquila realizou seu sonho de viver em Petrópolis no final dos anos 80, época em que a arte se comprometia com a mensagem de esperança e Luiz Aquila fazia da pintura sua afirmação de liberdade. Participou da efervescência cultural do Rio de Janeiro na abertura democrática, trabalhando para o resgate e valorização da memória das artes no país. UnB, Parque Lage, MAM-RJ, Paço Imperial, Iphan e Casa de Petrópolis são algumas das instituições que contaram com a criatividade do artista no Brasil.
A exposição “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista” é uma realização da Casa de Petrópolis, em parceria com a Galeria Patrícia Costa, e tem o texto de apresentação de Alice Granato, produção de Lilia Monteiro, montagem de Gregório Pontes, e design gráfico de Claudio Partes.
Os Encontros da Casa de Petrópolis têm apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.
O Encontro Plástico, neste sábado (15), tem entrada franca. Já a mostra “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista”, que fica em cartaz até domingo, dia 16, tem ingressos que variam entre R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada).