
Luciano Machado, locutor do ‘Machine Head’ da Tribuna FM, fala sobre o Dia Mundial do Rock
O Dia Mundial do Rock, celebrado neste domingo (13), vai ganhar uma edição especial do programa Machine Head, da Rádio Tribuna FM. Com mais de duas décadas no ar, o programa é comandado pelo locutor Luciano Machado e prepara uma seleção especial para segunda-feira (14), a partir das 20h, com grandes nomes do rock and roll, do início do gênero até os dias atuais.
A escolha da data do Dia Mundial do Rock, provavelmente, está ligada ao festival Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985. O evento reuniu grandes nomes da música em shows simultâneos na Inglaterra e nos Estados Unidos, com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Um dos momentos mais marcantes daquela edição foi a apresentação da banda Queen, considerada por muitos, como uma das mais icônicas da história do rock.
“A Queen se apresentou e estava em baixa, e de repente eles começaram a fazer apresentação perfeita, e acabou sendo um show memorável”, comentou Luciano.
Questionado sobre a identidade mais marcante do rock, o locutor traça um panorama que vai do blues até o hard rock.
“A identidade marcante do rock, para mim, começa lá no blues do Mississippi, Robert Johnson, e aqueles músicos lá do delta do Mississippi que começaram com rock and roll, até chegar no Elvis (Presley), Little Richard, Carl Perkins, Roy Orbison, Johnny Cash, que foram os primeiros caras a gravar rock and roll dos anos 50, e influenciaram os Beatles. Aí, uma coisa foi alimentando a outra até chegar nos dias de hoje”, afirmou.
No cenário brasileiro, Luciano destacou o papel da rádio Fluminense FM para impulsionar o rock nacional nos anos 1980. Também cita Raul Seixas e Celso BluesBoy, como um dos primeiros.
Ao falar das bandas internacionais que marcaram sua trajetória, Luciano é enfático ao valorizar grupos com obras sólidas e bem estruturadas. “Vou botar aí Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Beatles, Rolling Stones, The Who, todas essas bandas clássicas aí que fizeram trabalhos mais sólidos. Os Beatles são os melhores, na minha opinião, de todos.”
Mesmo com a importância histórica do gênero, o locutor acredita que o rock no Brasil precisa de mais apoio.
“A realidade do rock no Brasil hoje não é muito boa, né? A não ser em São Paulo. Eu acho que tem muitas bandas por aí que estão realmente dentro do underground ainda, mas precisam da mídia, um espaço dentro da mídia. E o Machine Head procura fazer isso aí, com pessoas que têm talento.”
A edição especial do Machine Head vai ao ar na Tribuna FM na segunda-feira (14), às 20h, celebrando os grandes clássicos do rock and roll. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.
Leia mais notícias sobre Petrópolis e região: