LPD revela intenção de realizar um campeonato de e-sports em Petrópolis
Uma das palavras mais repetidas pelo presidente da Liga Petropolitana de Desportos, Geraldo Barros, é inovação. No ano passado, quando assumiu a entidade, tentou implantar em parceria com universitários, um projeto de transmissão ao vivo dos campeonatos municipais. A ideia era aproximar a Liga da realidade digital, porém, com recursos limitados e falta infraestrutura, não foi possível colocar a iniciativa em prática no primeiro momento.
Agora, no segundo ano de mandato de Geraldo, a LPD acena com a intenção de promover um torneio de e-sports na cidade. A modalidade cresce a cada dia no mundo inteiro e já movimenta milhões de dólares no planeta. Na semana passada, por exemplo, o Flamengo disputou a primeira partida oficial de League of Legends de sua história. A cidade imperial já é bem representada no ramo pelo nacionalmente conhecido Leo Zigueira, um dos principais astros do jogo Rainbow Six.
Geraldo comentou sobre a possibilidade de promover um torneio por aqui, “Hoje essa modalidade está crescendo muito. Equipes tradicionais do futebol já possuem atletas que representam suas camisas e não queremos deixar esse nicho para trás. Ainda é um projeto embrionário, mas temos certeza que há público que está muito interessado em uma futura competição dessa em Petrópolis”, disse.
Apesar ainda ser um projeto apenas nas ideias do presidente, algumas regras para acontecer teriam que ser respeitadas. Um exemplo é quem poderá participar. Como a LPD é uma entidade criada pelos clubes, só estariam aptos a disputar aqueles que fossem filiados a instituição. Além disso, também será necessário apoio de patrocinadores, dispostos a arcar com custos de infraestrutura, como, por exemplo, consoles e monitores para a realização das partidas.
O e-sports é um mercado em crescimento, no ano passado, o Campeonato Brasileiro de LoL (League of Legends), reuniu R$ 200 mil em premiação, sendo R$ 70 mil entregues a equipe campeã. A competição foi transmitida ao vivo pelo canal SporTV da GloboSat.
Caso a LPD consiga tornar o desejo realizado será um marco para instituição que comemora neste ano o seu centenário.
Além de League of Legends e Rainbow Six, ainda exitem outros campeonatos de esporte eletrônico no país, como, Counter Strike Global Offensive (CS-GO), Overwatch, Dota, CrossFire, Smite e HearthStone. Cada um deles reserva um estilo próprio. O CS-GO, por exemplo é baseado em rounds de equipes divididas em “terroristas” e “contra-terroristas”, elas se enfrentam em um espaço virtual chamado de “mapa”, que reproduzem diversos locais, de ruínas abandonadas a estações de trem. No jogo as armas variam entre facas, pistolas, fuzis, granada entre outras. Já no LoL, alguns dos personagens possuem magia como poder de fogo. Em todas os pontos em comum são as estratégias para dominar seus adversários.
Esse mundo dos games, pode em breve ganhar um torneio oficial na cidade de Petrópolis.