• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/10/2021 08:00
    Por Fernando Costa

    O mês de setembro é dedicado à Bíblia Sagrada. Ela é a Palavra de Deus que deve estar todos os dias presente em nossas vidas. É a fonte e, quanto mais bebemos dessa água, mais nossa sede aumenta. Nesse mês, diversos são os temas que nos convidam a essa reflexão. Abre o caminho do amor, concórdia, reconciliação e dignidade. Nela Deus intervém, por isso, o seu acolhimento é de suma importância. As celebrações litúrgicas a começar pela Natividade de Nossa Senhora, Exaltação da Santa Cruz, Nossa Senhora das Dores, São Mateus, São Vicente de Paulo, os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael e São Jerônimo, são algumas das memoráveis datas desse rico calendário religioso.

    Em outubro se comemora o Dia Mundial das Missões ocorre sempre no terceiro domingo desse calendário. Período de orações, evangelização, cooperação missionária  em prol da construção de um mundo melhor. No dia primeiro se celebra Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face (Marie Françoise Thérèse Martin), doce  freira carmelita descalça, nascida em Alençon, Orne,  em dois de janeiro de 1873 e faleceu em Lisieux, Calvados, França,  em 30 de setembro de  1897. O papa Pio X chamou-a de “a maior entre os santos modernos.” Em 19 de outubro de 1997, São João Paulo II proclamou Teresa a trigésima-terceira Doutora da Igreja. Teresa recebeu cedo seu chamado para a vida religiosa e, depois de superar inúmeros obstáculos, conseguiu, em 1888, com apenas quinze anos, tornar-se freira para juntarem-se às suas duas irmãs mais velhas na comunidade carmelita enclausurada em Lisieux. Foi beatificada pelo S. Papa  Pio XI em vinte e nove de abril de 1923  que a dezessete de maio de 1925, isto é, dois anos depois. Seus livros são maravilhosos. Pincei alguns de seus pensamentos repletos em amor, bondade e sabedoria: “Sim, cantarei, cantarei sempre, cantar será tanto mais melodioso quanto mais longos e pungentes forem os espinhos.” “A caridade é o caminho excelente, que conduz seguramente a Deus.” “Compreendi que o amor englobava todas as vocações, que o amor era tudo.” “Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus.” “Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar.” Outubro também se se celebra São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário, Santa Teresa de Jesus (Santa Teresa D’Ávila), Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Edwiges, Santo Inácio de Antioquia, São Luca, São Pedro de Alcântara, São João Paulo II, Santo Frei Galvão, São Simão e São Judas Tadeu e Nossa Senhora, a Doce Mãe Aparecida nas águas do Brasil em 1717, portanto, há 304 anos.

    Nestas louvações, ao discorrer sobre a Bíblia, as Missões e, notadamente Santa Teresinha, não poderia deixar de abraçar minha afilhada Christiane Benaion Magno Michelin, aniversariante que inaugura o mês das rosas. Afinal, a querida homenageada é ardorosa devota de Teresinha do Menino Jesus e, por isso, faz espargir por onde passa o exalar de perfumadas pétalas. Mais que oportuno este carinho. Citarei em perfunctória síntese um pouco de seus muitos saberes, ressaltando, no entanto, que sua maior virtude, para além da cultura e aptidões é seu lindo e terno coração.  Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e estudou Jornalismo na Universidade Gama Filho. Lecionou inglês por mais de 15 anos na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e, posteriormente, abriu o Espaço de Arte e C.M, onde lecionava inglês e sapateado. Foi coreógrafa do Grupo de Sapateado Michelin por 15 anos tendo escrito, dirigido, coreografado e atuado em dezenas de espetáculos musicais. Assinou 4 peças teatrais – “Coisas de Mulher”,   “Laços de Luz”, “Coisas de Homem” e “Histórias de Mãe e Filha” tendo dirigido todos os trabalhos e atuado em 2 deles.   Como jornalista assina há mais de 20 anos, colunas   jornais da cidade, tendo, ainda, participado de outras publicações no ramo como a revista By Itaipava, dentre outros, além suas colunas nos portais digitais Agenda Petrópolis News, Jornal Agenda Petrópolis e Revista dos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro.  É autora da trilogia ” O Abecedário di Viajante”, ” O Abecedário de Pais e Filhos”, ” O Abecedário do Casal” , “Os Sete Pecados Revisitados”, escrito em parceria com a terapeuta carioca Sonia Santos, o romance gournet ” Convite de Casamento” e “Convergência”, junto com seu pai, Fernando Magno, “A Ordem do Caos” e “Flor Improvável”, os três últimos, de poesia.   ” Os Rios na Poesia” e “Tempo em Travessia” foram as duas obras mais recentes, assinadas com seu pai, Fernando Magno. É, ainda, autora de Tum Tum, sua primeira incursão na literatura infantil e do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores em sua 21ª edição e do Guia de Teresópolis e Nova Friburgo, na 5ª edição. Foi criadora e redatora, por três  anos, do Jornal Pet News e assinou a sessão destinada à região serrana na publicação Rio.com.   Foi membro da Academia Brasileira de Poesia e presidente, por duas gestões, da Academia Petropolitana de Letras e é Embaixadora do Turismo do Rio de Janeiro. Tem recebido inúmeros prêmios ligados à sua atuação no meio cultural e artístico em nossa cidade. Fotógrafa amadora, coordenou e participou de algumas exposições. Parabéns afilhada! 

    Em outubro se comemora o Dia Mundial das Missões ocorre sempre no terceiro domingo desse calendário. Período de orações, evangelização, cooperação missionária  em prol da construção de um mundo melhor. No dia primeiro se celebra Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face (Marie Françoise Thérèse Martin), doce  freira carmelita descalça, nascida em Alençon, Orne,  em dois de janeiro de 1873 e faleceu em Lisieux, Calvados, França,  em 30 de setembro de  1897. O papa Pio X chamou-a de “a maior entre os santos modernos.” Em 19 de outubro de 1997, São João Paulo II proclamou Teresa a trigésima-terceira Doutora da Igreja. Teresa recebeu cedo seu chamado para a vida religiosa e, depois de superar inúmeros obstáculos, conseguiu, em 1888, com apenas quinze anos, tornar-se freira para juntarem-se às suas duas irmãs mais velhas na comunidade carmelita enclausurada em Lisieux. Foi beatificada pelo S. Papa  Pio XI em vinte e nove de abril de 1923  que a dezessete de maio de 1925, isto é, dois anos depois. Seus livros são maravilhosos. Pincei alguns de seus pensamentos repletos em amor, bondade e sabedoria: “Sim, cantarei, cantarei sempre, cantar será tanto mais melodio so quanto mais longos e pungentes forem os espinhos.” “A caridade é o caminho excelente, que conduz seguramente a Deus.” “Compreendi que o amor englobava todas as vocações, que o amor era tudo.” “Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus.” “Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar.” Outubro também se se celebra São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário, Santa Teresa de Jesus (Santa Teresa D’Ávila), Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Edwiges, Santo Inácio de Antioquia, São Luca, São Pedro de Alcântara, São João Paulo II, Santo Frei Galvão, São Simão e São Judas Tadeu e Nossa Senhora, a Doce Mãe Aparecida nas águas do Brasil em 1717, portanto, há 304 anos.

    Nestas louvações, ao discorrer sobre a Bíblia, as Missões e, notadamente Santa Teresinha, não poderia deixar de abraçar minha afilhada Christiane Benaion Magno Michelin, aniversariante que inaugura o mês das rosas. Afinal, a querida homenageada é ardorosa devota de Teresinha do Menino Jesus e, por isso, faz espargir por onde passa o exalar de perfumadas pétalas. Mais que oportuno este carinho. Citarei em perfunctória síntese um pouco de seus muitos saberes, ressaltando, no entanto, que sua maior virtude, para além da cultura e aptidões é seu lindo e terno coração.  Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e estudou Jornalismo na Universidade Gama Filho. Lecionou inglês por mais de 15 anos na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e, posteriormente, abriu o Espaço de Arte e C.M, onde lecionava inglês e sapateado. Foi coreógrafa do Grupo de Sapateado Michelin por 15 anos tendo escrito, dirigido, coreografado e atuado em dezenas de espetáculos musicais. Assinou 4 peças teatrais – “Coisas de Mulher”,   “Laços de Luz”, “Coisas de Homem” e “Histórias de Mãe e Filha” tendo dirigido todos os trabalhos e atuado em 2 deles.   Como jornalista assina há mais de 20 anos, colunas   jornais da cidade, tendo, ainda, participado de outras publicações no ramo como a revista By Itaipava, dentre outros, além suas colunas nos portais digitais Agenda Petrópolis News, Jornal Agenda Petrópolis e Revista dos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro.  É autora da trilogia ” O Abecedário di Viajante”, ” O Abecedário de Pais e Filhos”, ” O Abecedário do Casal” , “Os Sete Pecados Revisitados”, escrito em parceria com a terapeuta carioca Sonia Santos, o romance gournet ” Convite de Casamento” e “Convergência”, junto com seu pai, Fernando Magno, “A Ordem do Caos” e “Flor Improvável”, os três últimos, de poesia.   ” Os Rios na Poesia” e “Tempo em Travessia” foram as duas obras mais recentes, assinadas com seu pai, Fernando Magno. É, ainda, autora de Tum Tum, sua primeira incursão na literatura infantil e do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores em sua 21ª edição e do Guia de Teresópolis e Nova Friburgo, na 5ª edição. Foi criadora e redatora, por três  anos, do Jornal Pet News e assinou a sessão destinada à região serrana na publicação Rio.com.   Foi membro da Academia Brasileira de Poesia e presidente, por duas gestões, da Academia Petropolitana de Letras e é Embaixadora do Turismo do Rio de Janeiro. Tem recebido inúmeros prêmios ligados à sua atuação no meio cultural e artístico em nossa cidade. Fotógrafa amadora, coordenou e participou de algumas exposições. Parabéns afilhada! 

    Últimas