Lojistas da Rua Teresa esperam um Dia dos Namorados diferente, mas com presente
“A retomada das atividades do nosso setor foi adiada para, a princípio, dia 15 de junho. O município tem feito a parte dele na ampliação da oferta de leitos de UTI e estamos aguaEm meio à pandemia do coronavírus, lojistas do maior polo de compras da cidade estão se desdobrando para garantir as vendas naquela que tradicionalmente é uma das principais datas do comércio, o Dia dos Namorados. Com as lojas fechadas – elas só poderão reabrir na próxima segunda-feira (15), não vai dar para bater perna na rua e escolher o presente. A saída, então, foi usar a tecnologia: lojistas colocaram na internet todas as novidades das coleções de inverno. No Instagram (@ruateresaoficial) é possível tem acesso aos contatos e lojas que estão oferecendo condições especiais de entrega durante o período da quarentena.rdando as recomendações para não prejudicar nossa cidade. Por isso, continuamos com as vendas pela internet. Para o Dia dos Namorados, as marcas selecionaram peças lindas para agradar homens e mulheres”, explica Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE).
Uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revela que, entre as lembranças preferidas, estão roupas (26,7%), perfumes e cosméticos (22,5%), calçados, bolsas e acessórios (20,3%), flores (15,5%), joias e bijuterias (9,6%), smartphones (6,4%), livros e ebooks (5,9%), televisão (2,1%) e computadores (1,6%).
A psicóloga Regina Nascimento Resende diz que, para não errar na hora da compra, é importante observar o parceiro. “É importante avaliar e conciliar o grau de necessidade e prazer que aquele presente vai proporcionar. O que o seu parceiro está precisando naquele momento e o que vai deixá-lo feliz?”, ensina.
Ela diz que, como o dinheiro está “curto” nesse momento, então é interessante pensar de forma criativa. “O que pode deixar seu parceiro satisfeito sem muito custo? O que vale o investimento financeiro? Conhecer seu parceiro é saber o que é agradável para ele. É saber a que ele dá valor. O que ele vai usar, por exemplo, e vai lembrar sempre de você?”, pergunta.
“Para não errar na hora de dar o presente, é importante você ´perceber se o outro é mais romântico ou racional. Se dá mais valor ao que é útil ou ao que remete mais às emoções. Quando você se pergunta isso, você encontra a resposta. Observe os detalhes no dia a dia. Que tipo de música, filme ou leitura seu parceiro gosta? É uma questão de percepção. É estar atento aos sinais”, explica Regina.
Leia também: Nas ruas, movimento em tempo de isolamento aumenta preocupação de quem espera pela retomada econômica