• Loja da Cocada: há 52 anos encantando petropolitanos e turistas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/10/2022 09:00
    Por Aghata Paredes

    Dona Juracema ou Dona Jura, como é carinhosamente chamada por seus clientes, é a idealizadora da Loja da Cocada, em Itaipava. Juiz-forana e irmã de onze irmãos, ela começou a trabalhar numa fábrica de feltros em Petrópolis aos 13 anos. Aos 25 anos, transformou o sonho em realidade e mostrou a todos que empenho, dedicação e amor são ingredientes que fazem a diferença quando se carrega um sonho no peito. 

    Cinquenta e dois anos depois, quem leva esse sonho adiante é a sua neta, Ana Maysa, que se orgulha muito da história da avó. Foi morando com Dona Jura que a neta aprendeu os segredos da cozinha e, especialmente, das balas de coco e cocadas. O amor pela culinária, compartilhado por ambas, começou quando Ana Maysa, ainda pequena, ajudava a avó no que era possível entre panelas, forminhas de doces e o atendimento aos clientes. Não à toa, os clientes dizem que as balas de coco e cocadas da loja têm “sabor de infância.”

    Foto: Marco Oddone

    “Não há quem venha a Petrópolis e não passe aqui na loja. Por isso acredito que minha avó, que é juiz-forana,  tem uma ligação muito especial com a cidade serrana. As pessoas até hoje comentam: “não posso vir a Itaipava e não passar aqui na lojinha da Dona Jura.”, conta a neta. 

    Foto: Marco Oddone

    Jura, Dona Jura?

    Fato curioso é que, quando a loja foi aberta em Corrêas, Dona Jura chegou a receber a visita de Jô Soares, do presidente Figueiredo e de Chico Buarque. Nem eles resistiram…

    Questionada sobre o que enxerga de mais bonito no legado deixado pela avó, Maysa se lembra das festas no Dia das Crianças que Dona Jura dava na Praça de Corrêas, local onde tudo começou.  “O que há de mais bonito é o carinho, a lembrança que os nossos doces causam nas pessoas, mesmo sendo uma coisa simples. Eles são capazes de mudar o dia de alguém.”, conta. E não é que já mudaram mesmo? 

    Foto: Marco Oddone


    Segundo a neta, as pessoas esperavam pelo dia em que comeriam as cocadas e balas feitas por Dona Jura, sem falar nos brinquedos que a juiz-forana distribuía. “Não tem quem não se lembre e que não conheça a famosa bala de coco, a cocada e o quindim da Dona Jura.”, conclui orgulhosa. 

    Foto: Marco Oddone

    A Loja da Cocada fica na Estrada União Indústria, 9991, em frente ao Parque de Exposição de Itaipava. 

    Últimas